domingo, 30 de março de 2008

Vida de actor II


Como a Caroline a a Anjali sabem (talvez para os outros seja novidade), eu tenho uma grande curiosidade e vontade de conhecer o cinema indiano, da famosa Bollywood ;) Nesse seguimento, já vi três filmes, o "Mere yaar ki shaadi hai", o "Cheeni Kum" e o "Fanaa". No balanço destes filmes, todos românticos, comédia/drama posso dizer que nos dois primeiros não há um único beijo entre as duas personagens do casal principal, o que às vezes se tornava altamente irritante porque a cena parecia incompleta. Mas no "Fanaa" há beijos e até uma cena na cama (grande surpresa mesmo), mas não são na boca nem linguados, toda a cena tem o seu q.b. de romântico e de realismo que não dá nenhuma sensação de faltar ali qualquer coisa nem dá aquilo que me faz tanta confusão na psicologia dos actores referido na 1ª publicação da "Vida de actor". Os actores não expõem portanto o seu corpo da mesma maneira como teriam sido obrigados a fazê-lo se o filme fosse ocidental, pareceu-me sinceramente a maneira mais equilibrada de jogar com os actores e as persongens que têm de representar, parece-me que os actores são muito mais respeitados na Índia do que em qualquer país ocidental e penso que esta é mesmo a palavra certa, respeito. Hoje em dia qualquer pessoa que queira ser actor/actriz tem de se mentalizar que poderá vir a ter que fazer cenas de beijos/linguados e simulações de orgasmos em cenas de sexo entre outros, podendo ainda escolher não fazer "nudismo" em frente às câmaras, porque de outra maneira dificilmente vai encontrar papéis que se correspondam a estas exigências.
Posso estar a parecer demasiado conservadora e não é bem isso, eu não me importo nada com as cenas que os actores ocidentais se sujeitam a fazer, que se beijem à vontade e tenham os orgasmos todos que quiserem, falsos ou não, o que me faz confusão é depois pensar que por trás daquelas persongens estão pessoas reais de carne e osso e depois inevitalvemente coloco-me na posição deles ou imagino ser fosse a mulher daquele actor x, e aí pronto. Não sei se me estaram a perceber, também não quero ser mal interpertada, não é numa perspectiva de censura, nada haver mesmo, e se calhar aos actores ociendentais não lhes faz impressão nenhuma e não têm qualquer problema em expor o seu corpo, mas a mim faz-me confusão e muita. Talvez seja só uma questão de habituação, custa-lhes a primeira vez, mas depois a coisa flui se problema algum. Se houvesse por aí um leitor que também fosse actor e não se importasse de me esclarecer um pouco mais a complexa psicologia da sua profissão eu agradeciaJ
Eu também não excluiria algumas cenas de beijos que sem elas a naturalidade da cena não funcionava, como, para quem via as Páginas da Vida, as cenas entre o Renato e a Isabel, mas...pronto.
Só para terminar, achei os actores indianos destes filmes óptimos actores, com muita química entre eles; no último filme que vi, o "Fanaa" acho que eles são de facto extraordinários, porque na segunda parte do filme, em que se passaram sete anos, as personagens estão completamente mudadas, mas no entanto conseguimos ver que são eles na mesma, estão mesmo muito bem, o Aamir Khan e a Kajol. A história é um bocado parva, o filme é longo e devia acabar às 2h20 com um filnal feliz, mas mesmo assim adorei o filme!
****

16 comentários:

Anónimo disse...

Howdy, priminha!

Antes de mais, quero perguntar se a menina "Morgaine" não me poderá, futuramente, emprestar os ditos filmes (partindo do princípio que ainda se encontram na sua posse)...
Podes?!

É que, tal como tu, a minha curiosidade no cinema de Bollywood é enorme, e tem vindo a crescer cada vez mais.

Na questão dos beijos, não penso que mostre maior ou menor respeito pelos personagens o facto de se usarem ou não cenas de amor, nudez ou sexo.
Penso que tudo tem que ver com as diferenças culturais que, lembro, são enormes!

Já agora, lembro a notícia que já há algum tempo singrava nos separadores "cor de rosa", ou de "Curiosidades", dos jornais portugueses, referente a um descontraído beijo de Richard Gere na belíssima face de Shilpa Shetty, estrela de Bollywood, durante uma apresentação de um evento em que o norte-americano esteve presente!

Quem pode culpar o senhor?! Só quem ainda não viu a beldade que é Shilpa Shetty!
Aliás, eu já achava estúpido quando vi que tinha sido emitida uma ordem de prisão ao actor de Hollywood por causa do beijo... Pensando eu, na minha inocência, que se tinha tratado de um beijo roubado nos lábios...
Mas, depois de ter lido que, finalmente, no passado dia 14, a ordem de prisão tinha sido suspensa pela Suprema Corte indiana, resolvi pesquisar sobre o caso e descobri que se tinha tratado de um beijo... na face!

Ora, isto prova que não é, em nada, uma questão de respeito pelas personagens, mas uma regra de origens culturais.
Depois de já ter visto algumas actrizes de Bollywood, de agora ter tido conhecimento de mais esta menina (Shilpa Shetty) e de, claro, ter conhecido a beleza da simpática "Anjali"... Eu penso que mais que um preciosismo cultural, esta norma contra os beijos (até na face) em público é TORTURA!

Enfim... "Anjali", amiga, da próxima vez que nos virmos, é um aperto de mão, e é quando ninguém estiver a ver!
Não me apetece passar o resto dos meus dias a apodrecer na cadeia, mesmo com a felicidade do meu último beijo ter sido disferido numa face belíssima como a sua.

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! ************+
Peace ;p

PS: Priminha, gostaria mesmo de ver se me podias emprestar os filmes para assistir!... Obrigadão :D

Anónimo disse...

Olá!
Bem Lion...puseste-te à frente, é que ia mesmo perguntar à Morgaine se ela me emprestava o Fanaa...visto que os outros já vi!
Mas bem, eu acho que posso esperar um bocado e ver os filmes indianos que tenho aqui por casa!

E Morgaine, tenho de te dar o Mere Yaar Ki Shaadi Hai!A ver se combinamos encontrar-nos até porque gostava mesmo de ver as fotos do Dubai!

Em relação ao post em si...concordo com o Lion, acho que tem tudo a ver com as diferenças culturais.

Eu só me lembro mesmo da história da Bipasha Basu (Ria no Mere Yaar Ki Shaadi Hai) com o Cristiano Ronaldo quando ela veio cá para as Sete Maravilhas Do Mundo e não foi só um simples beijo na face, foi mais! Mas acho que os indianos não fizeram nada em relação a isso...mas não tenho a certeza!

E acho que com a Anjali não há esse tipo de problemas...eles podem perfeitamente dar beijos (onde quiserem) e em público sem problemas, digo eu mas ninguém melhor do que a própria Anjali para esclarecer.

****

Anónimo disse...

Primito, posso-te emprestar o Fanaa, mas estás em lista de espera a seguir à Caroline, os outros têm a Caroline e estás em lista de espera a seguir a mim.
Caroline, quando quiseres, mas eu ainda não tenho as fotos todas, faltam as da máquina da minha tia, e umas que só a Anjali é que tem no computador dela.
*****

Anónimo disse...

Howdy, primita!
Claro... As senhoras primeiro!

Fica é o pedido para que as meninas, depois de verem os filmes, mos cedam.

Estou deveras curioso para lhes por os olhos em cima! Já agora, estamos a falar em VHS ou DVD?!

Fica bem, priminha!
Muitos beijões ************+
Peace ;p

Anónimo disse...

DVD, são todos em DVD, e 2 têm legendas em português, mas pelo menos no Fanaa, estão com uma qualidade tão fraquita que é preferível ver em inglês.
Lion, tu estás sempre a mandar estas bocas à Anjali e depois queres que eu pense o quê?! Eu acredito no que tu me disseste, mas que parece outra coisa parece, e não me podes culpar! ;)
*******

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Howdy de novo, meninas!

Mas que grande artigo que este nos saiu! Vão para aqui já comentários que nunca mais acabam.

Especialmente porque se começa a desviar a discussão para coisas que não têm ligação com o texto.

"(...)eles podem perfeitamente dar beijos (onde quiserem) e em público sem problemas(...)"?
Então mas quem é que se entende por "eles"?! Os indianos fora da Índia?!
É que, senão, a "Anjali" é de origem indiana, logo mantém-se a mesma questão...
E essa do "onde quiserem", não deve ser bem assim.
Nem nós, em Portugal, podemos dar beijos "onde quisermos" em público.

Também é verdade que estamos perto de não podermos por piercings onde quisermos e de não podermos criar e educar um cão da raça que desejarmos...
(Nem os lindos Rottweiler!)
Qualquer dia estamos mais condicionados que os indianos e que outros povos com leis mais rígidas.

E... Priminha... Como já tive oportunidade de te explicar, as aparências iludem!
O que parece, às vezes, não é...

E essa das "bocas"... Enfim... Se alguém anda por aqui a mandar "bocas", não sou eu... E estou tão inocente que só as entendi depois de mas apontarem :p

Mas pronto... Se calhar há a necessidade de voltar a dizer:

Eu não estou interessado em ter mais da bela "Anjali" do que já tenho, e que agradeço imenso ter...
As excelentes discussões e conversas agradáveis que temos quando falamos no MSN.

Provo isto com o facto de não estar nos meus planos uma mudança para o Dubai que, sim - gostava imenso de visitar -, mas que está bem abaixo na minha lista de sítios para tentar a minha sorte em trabalho... Como aliás a minha priminha sabe perfeitamente.

Quando desenvolverem lá uma indústria importante na Banda Desenhada mundial, quem sabe!...
Mas por enquanto, nada me chama ao Dubai para mais que uma boa visita!

Com isto tudo, vamos com 6 comentários, e ainda não falou a "Anjali", que era de interesse que falasse... Por ser a que pode dar um melhor parecer deste desnível cultural com o Ocidente, que é tema do artigo!

Em relação aos filmes, podendo ler em Inglês as legendas, já está bom... Sem isso é que era complicado, porque o meu hindú está um bocadito enferrujado! xD
Desde já agradeço poderem emprestar-me os ditos...

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! ************+
Peace ;p

Anónimo disse...

Errata do último comentário:

Onde se lê "hindú", deve ler-se "Hindi".

Peace ;p

Anónimo disse...

Olá!!
Em relação às bocas que a Morgaine fala realmente a primeira vez que vi as coisas que o Lion diz à Anjali também achei que podia haver ali qualquer coisa...mas ao longo do tempo fui sendo esclarecida pela Anjali e agora pelo Lion e pronto, parece que já percebemos que é mesmo só amizade!

Em relação a dar beijos em público e sem problemas estava a referir-me aos indianos que conheço (que sao poucos) e aos que costumo ver na rua e então estou a restringir-me aos que vivem em Portugal!E vejo sim, indianos a darem beijos em público!

O "onde quiserem" realmente não é bem assim em relação a beijos na boca cmo um casal...mas eu estava a referir-me a beijos na face como o do Richard Gere à Shilpa Shetty!!

Anónimo disse...

Howdy, Caroline!

Antes de continuar, quero apenas dizer que fico feliz de finalmente ver a questão esclarecida... Sendo que a minha priminha parece estar com alguma dificuldade em perceber, é bom ver que o meu "latim" não foi gasto em vão.

Realmente, nunca vi indianos na rua em intimidade, por cá... E olha que moro numa zona onde a população é, em grande parte, constituida por indianos... a par de africanos (que não são africanos, são portugueses, pelo menos as últimas gerações, mas pronto), e por caucasianos como eu.

(Por que raio soa tão mal se disser que a população da minha zona é constituida por indianos, pretos e brancos?!...
Seria tão fácil escrever sem o medo de ser mal interpretado, em vez de ter de encontrar outras palavras que raramente uso para definir as etnias!... Acho que vou escrever sobre isto no Bullions...)

Aliás, muitos dos meus vizinhos, no meu prédio, são indianos! Mesmo assim, nunca os vi trocarem carícias nem algo do género... Talvez sejam apenas os meus vizinhos, ou então simplesmente nunca "calhou".

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! ************+
Peace ;p

PS: Já agora, a curiosidade em provar comida indiana também é enorme, uma vez que lhe sinto o cheiro há quase 20 anos e nunca lhe senti o sabor... xD

Miguel disse...

LOOOL isto e so spam/offtopic nos comentarios XD

quanto ao post, nunca senti a curiosidade de me ver atraido pelos filmes de bollywood portanto nao posso comentar muito... nao sei explicar porque esta minha "indiferenca", talvez por falta de cultura neste aspecto ou simples falta de curiosidade, talvez depois de ver um que seja possa mudar de opiniao, mas ate la...

Quanto a comida, vi um dia destes um programa na TV que a minha mae tava a ver de um tipo q foi a india pra experimentar os costumes deles e a comida q eles comiam e isso tudo, ate comentei q ele era pago pra n fazer outra coisa senao comer XD LOOL e por estranho que pareça, nao era so "caril" e algumas coisas ate tinham bom aspecto=P bom, whatever...

portem.se bem!
kisses***

Anónimo disse...

Tive o privilégio de ver o filme "Fanaa" com a sofia a cantar as músicas ao meu lado e "adivinhar" as falas dos actores. Agora a sério, o filme é excelente =)!

Pronta pa outros, xD.

Bjokas*** ;P

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Tal como a Yo tb tive a oportunidade de ver o fanaa com a morgaine a cantarolar as músicas.Inicialmente pensei que ía apanhar uma seca mas adorei ver o filme e estou pronta pra outro!*******

Anónimo disse...

Bem, para começar quem me conhece sabe que eu sou uma cinéfila com C maiusculo e que a sétima arte para mim está no topo do da minha pirâmide de interesses. Mas muito sinceramente Bollywood nunca teve para mim muito interesse. Hollywood sim e recentemente estou a aventurar-me no cinema europeu. Morgaine, já vi o fabuloso destino de Amelie e simplesmemte adorei.A simplicidade da historia e a complexidade e variedade de personagens está incrivelmente bem equilibrada.Enfim, podia passar aqui horas a falar também da cinematografia, a banda sonora, os actores, por isso vou parar.
E a respeito dos actores e de cenas com maior intimidade.Há actores que dizem que é sempre complicado mas é preciso respirar fundo e fazê-lo, outros dizem que o que custa é a 1ºvez e depois é mais facil. Não esquecer claro que nessas cenas estão os actores e dezenas de pessoas da equipa tecnica á volta, com microfones apontados a vez se a luz está boa e a dizerem "vira-te para alí""chega-te para aqui""cuidado com a sombra", enfim é complicado.Claro que há actores que se recusam a fazer certas cenas e das duas uma, ou não fazem o filme de todo ou têm um duplo para essas cenas.
Vida de actor é dificil.
Viva o Sean Penn ;-)
jokitas

Anónimo disse...

Bem rita, adorei...viva o Sean Penn!!
Sem dúvida és uma cinéfila e o que disseste é verdade, não são só aqueles 2 actores a fazer a cena, estão lá mais uma data de técnicos a fazer tudo certo ate ao infimo pormenor e portanto deixa de ser uma cena entre apenas 2 pessoas!

Por falar no fabuloso destino de Amélie...isto agora filmes franceses entre as meninas ta na moda...mto bem!!

bjn***