sexta-feira, 7 de março de 2008

Porque é que as pessoas têm...


hi5? Para se afirmarem no mundo da popularidade e do social, mostrando ou ambicionando ter o maior número de visitas, comentários pessoais, de fotos e o maior número de amigos dos quais só conhecem metade? E para isso disponiblizando uma infinidade de informações pessoais online quando sempre se falou do perigo de fornecer informações pessoais pela internet a desconhecidos?
Isto é o que se passa, digo eu, eu relação a maioria dos adolescentes e pré-adolescentes que entram nesta chamada "rede social", depois vêm aqueles que aderem por arrasto e que até acham piada no ínicio, como eu em tempos achei, quando descobri nesta rede amigos que já não via desde a primária. Então e os jovens adultos e pessoal de meia idade que também aderem a esta tendência? Tentativa desesperada de se sentirem e mostrarem mais "in" no espírito jovem? Porque está na moda? A verdade é que hoje em dia quase toda a gente tem hi5 e é possível descobrirmos nesta rede de facto muita gente que conhecemos, porquê?

Facebook? Pelas mesmas razões que o hi5??

E porque é que têm Blogues? Aha, tricky one! Porque é giro!!! :) No fundo todos temos aquele espírito de jornalistas, cronistas e críticos e um blogue é uma maneira de o pormos cá para fora, escrevendo para conhecidos e desconhecidos, sob pseudónimos como "Morgaine", controlando o número e localização de vistas, ansiando por comentários, não à nossa pessoa, mas sim ao que pensamos e escrevemos. Mas depois também existem aqueles blogues meios crónicas da vida pessoal, que acaba por ser uma mistura de estilos que também são giros de acompanhar e descobrir identificação com esses desconhecidos de outros blogues. Serão os blogues mais "saudáveis" que as redes sociais acima referidas? Talvez não, a verdade é que depende tudo da cabeça da pessoa e do conteúdo das publicações que fazem, pois rapidamente um blogue pode-se tornar em algo muito mais perverso que uma conta de hi5...

8 comentários:

Anónimo disse...

Howdy, priminha!
Verdade!...
Em relação ao Hi5, o que dizes é o que se passa realmente, na maioria dos casos. Mas atenção que há quem simplesmente goste de ter e manter uma ligação - seja de que tipo for - com as pessoas que conhece, conheceu e com as quais se gosta de dar.

A verdade é que ninguém gosta de deixar para trás quem já conheceu e quem, um dia, chamou de "amigo" (mal ou bem, deixemos essa discussão para outras primaveras).
Às vezes o caso ultrapassa essa questão da "vida social" que, pergunto, será que assim se pode chamar, falando de uma vida virtual?! Talvez sim, mas sempre com essa ressalva de que, uma não substitui nunca a outra. E que, em demasia e descontrole, pode mesmo ser prejudicial para aquela que interessa: a vida social real.

Quanto ao Facebook, eu não o colocaria no mesmo saco do Hi5... São coisas distintas e, devo dizer que, em relação ao Facebook, há um clima bem mais seguro e interessante do que no Hi5.

No que toca aos blogues, ao longo do tempo tenho aprendido que servem para muita coisa...
Servem realmente para darmos uma hipótese ao "jornalista" que há dentro de nós, criarmos as nossas próprias crónicas... Servem de base de informação a empresas, programas de TV e rádio... Servem para expormos trabalhos, sejam eles gráficos, musicais ou literários...
Servem para termos o nosso pedacinho de terra dentro deste vasto ciberespaço!

Fica bem, priminha!... E porta-te mal!
Grande artigo, "by the way"!
Muitos beijões! ************+
Peace ;p

Anónimo disse...

Um dos temas actuais é a segurança na internet... e quando falamos destes poços onde é possível conhecer pessoas de todo o mundo, somos tentados a deconfiar. Porém, só cai quem quer. Relativa/ ao Hi5 (sou membro), os seus utilizadores não são obigados a expôr informações da sua vida pessoal e, além disso, é do seu livre arbítrio escolherem quem querem como amigos e optarem, por apenas estes terem acesso à sua "conta".

Uma pessoa que esteja consciente dos perigos sabe mt bem tomar precauções, podendo aventurar-se sem temer...
*
yo***
kisses yupiai :P

Anónimo disse...

Bem...a Yo disse praticamente o que ia dizer...os utilizadores do Hi5 não são obrigados a expor a sua vida pessoal e podem apenas ser vistos pelos amigos! E tal como disse o Lion acho o Facebook e o Hi5 não se podem por no mesmo saco!

Fica bem amiga***

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Howdy, priminha!
Passo por aqui apenas para deixar um voto de um muito feliz Dia da Mulher, com especial atenção às três encantadoras autoras do Mensagem - Morgaine, Anjali e Caroline -, mas sem esquecer todas as visitas comentantes do blogue.

Feliz dia!

E, já agora, dêem uma espreitadela no Bullions, que tem uma espécie de presente. É do interesse dos homens, mas virado para as mulheres, para que fiquem esclarecidas quanto a um dos grandes "vícios" masculinos.

Pode dizer-se que nós (homens) somos viciados em vocês (mulheres)!
:p

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões ************+
Peace ;p

"A mulher é um efeito deslumbrante da natureza" (Arthur Schopenhauer)

Anónimo disse...

É verdade que agora podem escolher quem pode ver a sua página no hi5, mas isso é uma opção que existe há meses e o hi5 existe há anos. Os utilizadores podem não ser obrigados a expor as suas informações pessoais, mas partilha-las é exactamente o objectivo do site portanto...
De qualquer maneira parece-me que por enquanto a maioria das pessoas continua a escolher partilhar a sua página com toda a gente, principalmente a camada mais vulnerável dos utilizadores do hi5.
*********

Anjali disse...

with i agree.. but with facebook it's soo diferent!
i u should try it before writin abt it...
i admit ,it does hv it's downfalls: it's very addictive, u get all these forwards in ur 'funwall' and 'superwall', but i find it much better than hi5!atleast i know all of the people tht i accepted as 'friends' and i hv decided who can see my pictures and who can't...
and blogs! i think blogger is good, but sites like piczzo are just too 'show-offy'!