
Como a Caroline a a Anjali sabem (talvez para os outros seja novidade), eu tenho uma grande curiosidade e vontade de conhecer o cinema indiano, da famosa Bollywood ;) Nesse seguimento, já vi três filmes, o "Mere yaar ki shaadi hai", o "Cheeni Kum" e o "Fanaa". No balanço destes filmes, todos românticos, comédia/drama posso dizer que nos dois primeiros não há um único beijo entre as duas personagens do casal principal, o que às vezes se tornava altamente irritante porque a cena parecia incompleta. Mas no "Fanaa" há beijos e até uma cena na cama (grande surpresa mesmo), mas não são na boca nem linguados, toda a cena tem o seu q.b. de romântico e de realismo que não dá nenhuma sensação de faltar ali qualquer coisa nem dá aquilo que me faz tanta confusão na psicologia dos actores referido na 1ª publicação da "Vida de actor". Os actores não expõem portanto o seu corpo da mesma maneira como teriam sido obrigados a fazê-lo se o filme fosse ocidental, pareceu-me sinceramente a maneira mais equilibrada de jogar com os actores e as persongens que têm de representar, parece-me que os actores são muito mais respeitados na Índia do que em qualquer país ocidental e penso que esta é mesmo a palavra certa, respeito. Hoje em dia qualquer pessoa que queira ser actor/actriz tem de se mentalizar que poderá vir a ter que fazer cenas de beijos/linguados e simulações de orgasmos em cenas de sexo entre outros, podendo ainda escolher não fazer "nudismo" em frente às câmaras, porque de outra maneira dificilmente vai encontrar papéis que se correspondam a estas exigências.
Posso estar a parecer demasiado conservadora e não é bem isso, eu não me importo nada com as cenas que os actores ocidentais se sujeitam a fazer, que se beijem à vontade e tenham os orgasmos todos que quiserem, falsos ou não, o que me faz confusão é depois pensar que por trás daquelas persongens estão pessoas reais de carne e osso e depois inevitalvemente coloco-me na posição deles ou imagino ser fosse a mulher daquele actor x, e aí pronto. Não sei se me estaram a perceber, também não quero ser mal interpertada, não é numa perspectiva de censura, nada haver mesmo, e se calhar aos actores ociendentais não lhes faz impressão nenhuma e não têm qualquer problema em expor o seu corpo, mas a mim faz-me confusão e muita. Talvez seja só uma questão de habituação, custa-lhes a primeira vez, mas depois a coisa flui se problema algum. Se houvesse por aí um leitor que também fosse actor e não se importasse de me esclarecer um pouco mais a complexa psicologia da sua profissão eu agradeciaJ
Eu também não excluiria algumas cenas de beijos que sem elas a naturalidade da cena não funcionava, como, para quem via as Páginas da Vida, as cenas entre o Renato e a Isabel, mas...pronto.
Só para terminar, achei os actores indianos destes filmes óptimos actores, com muita química entre eles; no último filme que vi, o "Fanaa" acho que eles são de facto extraordinários, porque na segunda parte do filme, em que se passaram sete anos, as personagens estão completamente mudadas, mas no entanto conseguimos ver que são eles na mesma, estão mesmo muito bem, o Aamir Khan e a Kajol. A história é um bocado parva, o filme é longo e devia acabar às 2h20 com um filnal feliz, mas mesmo assim adorei o filme!
****