domingo, 31 de maio de 2009

Grita Michelle de Brito!

Olá!
Desta vez decidi fazer um post sobre ténis, um desporto que tenho acompanhado muito nos últimos tempos, e mais particularmente sobre a jovem portuguesa Michelle de Brito.

Introduzindo a jogadora, Michelle (Micaela) Larcher de Brito nasceu a 29 de Janeiro de 1993 em Lisboa. É filha de pai português (nascido em Angola) e mãe sul africana.

Com apenas 9 anos foi para a Nick Bollettieri Tennis Academy na Florida para ser treinada por um dos maiores treinadores até final de 2007, quando começou a ser treinada pelo seu pai, António.

Com apenas 16 anos Michelle já é a Melhor Jogadora Portuguesa de todos os tempos, a 1ª portuguesa a integrar o quadro principal de um Grand Slam e é considerada uma grande promessa do ténis Mundial.

Para quem quiser ver a Michelle a jogar:



Há dois dias atrás Michelle jogou com Aravane Rezai (uma espécie de francesa) no torneio Roland Garros e perdeu pelos parciais 7-6 6-2. Este jogou ficou marcado pelos gritos da jovem jogadora portuguesa.
Aravane Rezai quando estava a perder resolveu queixar-se dos gritos da Michelle à supervisora de jogo e ao árbitro do encontro. Michelle foi respondendo que "Se fosse a Sharapova também lhe pedia para se calar?" ou "Ela só se queixa quando esta a perder".
O que é facto é que as queixas da **** (qualquer palavra que queiram serve lol) desconcentraram a Michelle que começou a perder a partir dessa altura. De referir que a francesa já tinha jogado com a Michelle e na altura não se queixou porque ganhou facilmente, agora veio-se queixar porque? só pode ser porque tava a perder não é? em vez de se queixar devia era ter-se esforçado mais. E não só se queixou como começou a imitar os gritos da Michelle e a gozar sempre que ela fazia uma dupla-falta (algo que a Michelle tem de ver se começa a melhorar, para mim é o único ponto fraco dela). Era mesmo insuportavel a Rezai.
E os franceses ainda a assobiaram no final do jogo, hão-de a aplaudir po ano!

É um facto que os gritos dela são muito alto e muito longos, mas as jogadoras não se incomodam com isso, ela ja jogou muitos jogos assim e so agora é que esta se resolveu queixar...

Fica aqui então um video onde acho que a Michelle grita MESMO muito (de notar-se que estava no final do jogo e ela já estav muito cansada por isso grita mais):



Curiosidades: Numa recente entrevista Michelle referiu que o seu sonho é dar um jogo de exibição num estádio de futebol. Perguntaram onde e disse no Estádio do Sport Lisboa e Benfica.
Os seus jogadores preferidos são Monica Seles, Martina Hingis e Rafael Nadal.

É pena que as pessoas agora só falem dela pelos gritos e não pelo IMENSO talento que tem...
Por isso Michelle...GRITA CADA VEZ MAIS ALTO!!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Ahaha, os gritos dela são demais! xD
****

Anónimo disse...

Podias pôr o vídeo do jogo com essa francesa?***

Caroline disse...

O único vídeo do jogo que tenho entre ela e a francesa n tem o som a coincidir com a imagem, então acho que não vale muito a pena ver...talvez nesta entrevista dê pa ver mais ou menos (no final da entrevista mostram um pouco do jogo)

http://www.youtube.com/watch?v=dldyuDZAQLQ

E a Rezai hoje perdeu 6-1 6-0 xD Bem feita!

Leonor disse...

Sendo este um post sobre ténis não podia deixar de comentar. A senhora dona Michelle pode ter imenso talento (confesso que não estou muito a par porque não sigo muito os jogos dela) mas os seus gritos são absolutamente insuportáveis. Eu ainda sou das pessoas que acho que o ténis é um jogo que deve ser jogado com elegância e (desculpem-me a expressão) esses guinchos de cadela no cio têm tudo menos elegância. Se eu alguma vez jogasse com esta miúda era capaz de a esganar se ela começasse a berrar dessa maneira. Isso deve desconcentrar imenso o adversário, até para quem vê é irritante. Mas irritam-me tanto os dela como os da Sharapova, não tem nada a ver com posições no ranking.
Desculpa Caroline sei que não vais gostar deste comentário mas já sabes a minha opinião xD
Tenho dito*****

Caroline disse...

Olá!
Bem...não poderia ser eu sem defender a Michelle LOL

A Melanie South (que jogou com ela na 1ª ronda) veio dizer que os gritos não incomodam de maneira nenhuma os jogadores porque estão demasiado concentrados no seu jogo que nem sequer ligam aos gritos e que no máximo os gritos podem incomodar é os espectadores...

E agora...bem, a 1ª vez que li isto ri-me imenso lol mas resolvi por aqui na mm:

According to a comprehensive, five-year study conducted by Dr. Eugene Stanislaus at the University of Copenhagen-City Learning Annex Campus, there is a direct correlation between volume of exhortation and velocity of a two-handed backhand tennis shot. To wit:

Grunt = 1.25 mph - making a shot difficult to return
yell = 1.48 mph - making a baseline hit go in favor of the yeller
scream = 1.94 mph - this turns a returnable serve into an ace
shriek = 2.47 mph - each shot should be a winner

The study also presents that these results do not control for the actual talent or personal maturity of the player.

http://www.faniq.com/blog/Michelle-Larcher-de-Brito-Grunts-At-French-Open-Blog-24644

Está provado cientificamente que os gritos da Michelle são normais!

Fico à espera do próximo jogo da Michelle (em princípio no torneio de Birmingham) para ver se as suas adversárias também se queixam ou se a Michelle diminui o volume lol

bjns**

Anónimo disse...

Howdy, meninas!

Sei que tenho estado ausente, e por isso peço desculpa. Mas aqui me têm a comentar mais um artigo no Mensagem.

Antes de mais, acho que tem de se realçar que a Michelle é, cada vez mais, um sonante talento no Ténis, e isso deve orgulhar-nos a todos enquanto portugueses...

É também bom lembrar que se trata de uma jovem de 16 anos e que, por isso mesmo, tem muita experiência para ganhar, ainda...

Agora, quanto aos gritinhos ("inhos"?! Hum...)...

Segundo entendi do que a Caroline apresentou do tal estudo, o volume do grito está ligado à força do remate (ou talvez mais correctamente ao esforço feito pelo atleta para o conseguir).

Ainda assim, apesar de não ter lido ainda a fonte dessa citação na integra, penso que o grito será um dos efeitos, não uma causa, como pode parecer.
Ou seja, penso que o grito será um efeito secundário do esforço impresso pelo jogador no lance, e não propriamente um factor por si só determinante na força do remate.

Assim, não acho que faça muito sentido aplicar uma regra de causa-efeito entre os decibéis e a força do remate, especialmente se não estivermos a falar de um jogador em específico, mas generalizando.

Ainda assim é possível que o facto de se utilizar um escape (no caso, o grito) para dissipar o esforço em cada "raquetada" seja comprovadamente útil. Isso vem explicar também o porquê de algumas das mais famosas jovens tenistas "gritantes" da actualidade terem sido formadas no mesmo local (como entendi que tinham sido, por exemplo, a Michelle e a Sharapova).

Em todo o caso, penso que é do direito da Michelle, como de qualquer outro jogador, utilizar como escape desse esforço as cordas vocais.

Da mesma forma, qualquer oponente está no seu direito de se sentir desconcentrado com os gritos e de se queixar do facto.
A Michelle não pode deixar que isso a afecte. O problema, nesse caso, é só dela. (mas lá está... é uma miúda... vai aprender a dominar as emoções e a concentração.)

Concordo com a Leonor na medida em que estes gritos da Michelle abusam um bocado. Não faria a comparação com uma cadela com o cio, mas penso que, apesar de tudo, os gritos da Michelle não são muito naturais.
Penso que ela estica demasiado o grito.

O problema, quanto a mim, não é ela gritar alto (e, como dizem os comentadores do 2º vídeo do post, ela faz mesmo a Sharapova parecer estar a sussurrar), mas esticar tanto o grito.

Se ela gritasse aquando da pancada e pronto, como, por exemplo, a Sharapova, tudo bem. Mas sendo que estende o grito para além do período em que é normal estar a deixar escapar o tal esforço, já parece mais uma acção deliberada para distrair o oponente.

Não achando que tal devesse ser passível de ser penalizado muito duramente, penso que é algo que ela deveria evitar.

Quanto a penalizações, como muita gente fala. Acharia ridículo se a Michelle ou outra(o) tenista fosse penalizada(o) por gritar aquando dos remates.

Seria tão estúpido como um árbitro de futebol anular um golo porque o avançado, para rematar com força, tivesse gritado um tanto (tipo "AAHHHHHH", à guerreiro :p).
É o direito do atleta. Desde que não esteja a faltar ao respeito a ninguém, nem a agredir ninguém... Não há razões para ser penalizado.

Para terminar...
Concordo com a Caroline na medida em que é o direito da Michelle, de gritar e de ter esse escape para o esforço que aplica nos lances.

Embora, por outro lado, concorde com a Leonor, na medida em que se torna incrivelmente irritante estar a ver uma partida de ténis com ela sempre a soltar esses guinchos.
Ela pode moderar um bocadito, não tanto o volume, mas a extensão dos mesmos.

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Peace ;p

Caroline disse...

Ela já referiu que vai tentar controlar um pouco o grito se bem q seja uma coisa que faz desde pequenina...
Eu só espero é que com isto as pessoas não se desviem do que realmente interessa, o facto de a Michelle ser uma grande jogadora de ténis com apenas 16 anos!

A sua oponente tem o direito de reclamar claro (mas somente quando realmente incomoda, o que neste caso não me pareça uma vez que vi o jogo) e a Michelle de certeza que vai aprender a não se desconcentrar se isso voltar a acontecer...

Leonor disse...

Hello pessoal!
Bem, se calhar fui um bocado dura com a pobre rapariga mas é que eu simplesmento detesto jogadoras de ténis que gritam sistematicamente. Um ou outro de vez em quando como resultado do esforço exercido para conseguir chegar à bola (por exemplo) é perfeitamente desculpável e até natural agora o que ela faz é anti-natural. Aquilo é basicamente um vício que ela ganhou e que agora precisa de fazer para se concentrar. Há muita coisa no ténis que não é natural como por exemplo o jogador Rafael Nadal que joga como se fosse canhoto quando na realidade é destro só que foi treinado para jogar assim porque isso da.lhe alguma vantagem em relação aos adversários, pois é mais difícil jogar contra um canhoto... Muito daquilo que vemos é fabricado... (esta ultima parte do comentario não tem nada a ver com a Michelle é so para vos abrir os olhos)

Bjinhos***