segunda-feira, 21 de maio de 2007

Irlanda


Ainda estive algum tempo à espera que houvesse comentários no post anterior mas como não houve lanço-me num novo!
Este é então sobre um dos países que mais adoro...não sei porquê uma vez que nunca lá fui mas gosto mesmo imenso!
A Irlanda, ou melhor República da Irlanda ou Éire é um país da Europa situado junto ao Reino Unido e que alcançou total independência em 1949 (até então fazia parte do Reino Unido).
A economia deste país tem crescido bastante nos últimos anos e é uma das economias em maior crescimento na Europa. Deve referir-se também o sistema da educação que é muito bom...equiparado aos melhores!
Em relação à cultura (que devo dizer...é o que mais me interessa neste país) pode dizer-se que é um país muito rico. Na literatura tem nomes como Oscar Wilde, George Bernard Shaw, Samuel Beckett, Yeats e Séamus Heaney (sendo que os últimos quatro ganharam prémios nobel nesta categoria). No entretenimento temos nomes come U2, Sinéad O'Connor, Clannad, The Corrs, The Cramberries, Bob Geldof, Enya e os Riverdance (muitos destes grupos ou cantores representam este maravilhoso país internacionalmente).
No campo científico (que devo dizer não me interessar muito mas interessa a alguns leitores deste blog) deve focar-se Ernest Walton que ganhou um prémio Nobel da Física pela divisão do átomo.
Não posso deixar de referir que o whisky, uma das bebidas mais conhecidas do mundo, foi inventado na Irlanda por uns frades ou monges.

Bem...espero que tenham gostado de saber mais coisas sobre a Irlanda e também gostava de saber qual o país (para além de Portugal) que vocês mais gostam...

Também quero dizer que a música tradicional irlandesa é das melhores e que sempre que ouço fico logo com outro espírito e já agora...é o que eu ouço quando o Benfica perde!!!

Caroline

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Caroline!
Muitas coisas se aprende contigo e com este blog. Duas novidades foi por exemplo o facto da Irlanda só ter alcançado a independência em 1919, estava convencida que era um país autónomo há muito mais tempo (ingnorância minha) e que o escritor Samuel Becket é de nacionalidade irlandesa, pois estava absolutamente convencida que era inglês; mas cá estás tu para nos desfazeres esses equívocos ;)
Países pelos quais eu detenho um interesse especial são La France, bien sûr!, também o Brasil e a Suécia, mas regra geral gosto de aprender sempre mais coisas sobre todos os países e conhecer outras culturas, dá-me outra prespectiva do Mundo:)
Mts Bjs
Morgaine

Miguel disse...

Para quem pelos vistos nunca escrevia nada, agora és quase só tu que escreves! Acho que me sinto na obrigaçao de novamente responder uma vez que fizeste referencia à minha pessoa e porque eu ja la estive=P

Nao posso dizer como se poem fotos porque os comentarios nao aceitam todos os tipos de tags HTML e por isso n da=P mas d qquer maneira, quem quiser procure no google que certamente terá uma opiniao semelhante à tua. Eu gostei muito de facto do país e so tive pena de estar sempre um tempo irregular mas tambem nao se pode pedir muito=P

Já agora, mé bhínn sna Bhaile Átha Cliath! LOL (eu estive em Dublin)

Quanto a paises que gosto, adorei a Irlanda como ja disse, apesar de ter visto muito pouco mas o meu preferido acho que de todos os que ja visitei foi a Noruega. Espectacular, mesmo! Se bem que o Canadá (Vancouver, BC) também merece nota de destaque nesse aspecto.

Bjinhos a tdas*

PS: Tu deixa de ouvir isso quando joga o Benfica, para ver se somos campeoes pro ano=P Afinal a culpa e tua! lol

Anónimo disse...

Howdy, mais uma vez!
Ora, ora! Devo dizer que estou surpreso! Para quem não se tinha ainda estreado a escrever e achava tão pouco da própria escrita, estás aqui numa "writing-spree"!!! E devo dizer que, até agora, estou bastante agradado com todas as postagens!
(especialmente com a última, "SL Benfica", por motivos óbvios) :P

No que toca à Irlanda, só conhecia a escrita de Oscar Wilde. (o melhor de sempre!!! :p)
E quanto a países que gostaria de visitar, e pelos quais nutro muito interesse, a Itália está em primeiro lugar da lista!
Acho que a Itália deve ser um dos países (senão "o" país) mais bonito e carregado de história e arte em todo o mundo!
Gostaria especialmente de conhecer (conhecer a sério, tipo estar uns dois ou três meses em cada cidade) Florença, Milão, Roma (claro), Veneza (também não podia faltar), etc.
Também quero muito conhecer alguns países da América, como a Argentina, Cuba, Peru, México, Brasil, os EUA e, possivelmente, o Canadá!
Não podem também faltar, claro, o Egipto, a China, o Japão e a Índia.
Por fim, também gostava de conhecer Inglaterra, um pouco mais de França, Alemanha, Suécia e Rússia.
E gostava de passar uns tempos em Barcelona que é mais um autêntico museu vivo!

Quanto a locais que já visitei, estão na lista Madrid, Dénia, Oropesa del Mar, Mérida e Gibraltar (em Espanha), Ceuta (cidade espanhola em Marrocos), Salins-les-Bains, Lemuy e Besançon (em França) e passei por Genéve (na Suiça).

Enfim... Há ainda tanto sítio para visitar!

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Peace ;p

Anónimo disse...

hey!!
i'm finally writing after a very long hiatus.. but now i'll write! my exams are finaly over!!!:D:D:D
Ireland.. seems like a nice countr.. peaceful and full of greenary!
I'm happy to see Caroline losing her dishinibitions n write!:P
Your blog is quite informative .. and you were write! it did interest me most about the Nobel prize! lol
the countries i would just love to visite are Greece and Italy (for reasons already explained by Lion) and Egypt--->i am dying to see the mummies,the Nile.. i love the ancient egypt and the history.. it's very intersting!
I would also like to visite Burma,because my maternal grandfaher lived there when he was small before taking refuge to india due to the war.Also, i would like to visit China,Mozambique ( my dad and my paternal grandfather used to live there),Brazil,Barcelona ( i have been to Spain so many times but never there!),London,Grand Canyon,South Africa,Hawai,Alaska,Brazil,Moscow,Chile,Madagascar,,Sri Lank,Philippines,Nepal,... ya i think that's preety much it.And as you an see,my list is not small at all!!lol
well,cya tc n hf1
*****
Anjali

Anónimo disse...

olá caroline....
muito bom esse blog....
Irlanda é incrivelmente maravilhosa...
Espero em breve poder estar la..

um forte abraço....
bjooss..

Anónimo disse...

caroline....
esse blog é muito bom...
Irlanda é um sonho..


ponha mais fotos....

bjoooss....

Anónimo disse...

Estão Caroline, andaste de verde ontem, ou beliscaram-te? A Laura beliscou-me, tinha-me esquecido que ela celebra o Saint Patrick's day, lol