segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Curiosidades


Sabiam que na Arábia Saudita não há cinemas, nem teatros, nem concertos, nem discotecas? Para se entreterem lá têm de se limitar a fazer desporto, ir ao café, ver televisão, jogar jogos de vídeo e ir ao computador. O que por si só já não é nada mau, mas pronto eu gosto imenso de ir ao cinema e ao teatro, portanto é sempre bom saber que tenho essa opção disponível. É muito parvo eles não terem acesso directo, terem de ver o que gostam sempre por TV cabo ou na Internet. Antes destes dois últimos surgirem estavam um bocado isolados do que se fazia em termos de entretenimento a nível mundial.

E lá as mulheres não podem conduzir e é obrigatório andar com abayas (com aquele calor do deserto). Também é suposto comer-se com a mão direita, quando não se come com talheres, o que está relacionado com o facto deles não usarem papel higiénico, e desenvencilharem-se com água e lá está, com a mão esquerda (li isto no "Reunited in the desert", acho que é verdade). Se calhar até acaba por ser mais higiénico, não sei bem como é que eles fazem. Pequena actualização: Já sei como é que eles fazem, lol, check it out: http://pensaventosnodeserto.wordpress.com/2008/11/15/esguicho-vs-papel-higienico/

E sabiam que na Suíça só reconheceu o direito ao voto às mulheres em 1971?O penúltimo país da Europa a fazê-lo! (Peço desculpa pelo erro de há bocado, fui mal informada)
A primeira mulher a votar em Portugal (e na Europa a 12) fê-lo em 1911, apesar da lei só reconhecer oficialmente as mulheres como eleitoras em 1931. Já a Nova Zelândia reconheceu esse direito em 1893!
E que a Suíça em 2003 ainda não tinha licenças de maternidade pagas?
Muito à frente de nós nalgumas coisas, mas depois noutras, completamente retrógados.

E outra curiosidade que não tem nada a ver, sabiam que é possível uma mulher engravidar por exemplo de gémeos, e uns dias depois desse óvulo ter sido fertilizado, libertar-se outro e esse também se fecundado por espermatozóides que ainda lá estavam vivos, e assim ficar grávida de 2+1, que nem se quer foram concebidos no mesmo dia? Mas o mais engraçado é que se ela tiver tido outra relação sexual, por exemplo com outro homem, ela pode ficar grávida de dois homens ao mesmo tempo?! Não é extraordinário? Claro que são casos raros, mas em cada 400 casos destas gravidezes, 1 são de homens diferentes!

7 comentários:

Anónimo disse...

É dificil imaginar que essas pessoas nunca tenham visto nas suas vidas um filme no cinema ou uma peça de teatro. Felizmente existe a internet mas não é a mesma coisa. Mas não posso acreditar que as mulheres na Suiça não podem votar!!!Como é k isso é possível? Um país que parece tão avançado e ser tão retrógado neste assunto, é que parece quase impossível! A sério Morgaine se não fosses tu a escrevê-lo até achava k era uma piada! Relativamente aos gémeos parece k vimos o mesmo programa (canal dois sábado à noite,loooool) e foi pena k só tivessem dado uma parte, estou ansiosamente à espera da segunda, o programa foi mto fixe!Como sempre os teus post tão mto fixes!!!bjnhs*****

Anónimo disse...

Vimos o mesmo programa Maria! Programas interessantes na 2 é connosco :) Também quero ver a segunda parte, não sei quando dá, se calhar só no próximo sábado.
Isso das mulheres não poderem votar na Suíça, foi a minha mãe que me disse, também fiquei super admirada.
Obrigada! xD

***

Anónimo disse...

olaaa

Epah eu tenho de dizer que este blog é o melhor k há!!

É uma maravilha :)

Ora bem, tenho aki a confessar k provavelmente eu tb vi o mesmo programa k vós. Ah px é! Quem é culta, kem é? Mas vi no domingo à tarde. Repetição né?
Por acaso ja tinha visto algo semelhante, mas axo k foi no canal odisseia.

Não falaram lá no "fetus in fetu"? Expressão com a qual eu já estava familiarizada. Ah px é! Quem é culta, quem é?

Kisses***

Anónimo disse...

Acho que posso falar em nome das 3 colaboradoras do blogue quando digo, obrigada Yo! Estamos inteiramente de acordo!

Estou a ver que vimos as 3 o mesmo programa. Por acaso adorei, acho que é uma continuação daquele que se chamava "A vida no útero" (da BBC?), mas desta vez acompanha o desenvolvimento de gémeos em vez de um só bebé.

Super culta, a nossa Yo ;) isso nem se questiona!

Beijinhos****

Anónimo disse...

Eu cmo não sou culta n vejo nd dessas coisas lol

Das curiosidades que disseste só não sabia a última por não ter visto o dito programa mas realmente é interessante, nunca pensei que uma mulher pudesse engravidar de diferentes homens ao mesmo tempo, mas com a Morgaine há sempre coisas a aprender.

Bom post..

Obrigada Yo (apesar de eu contribuir pouco ou nada para o blogue)

**

Anónimo disse...

i don't have time to discuss all of this, will do in february. i just wanted to say this:
honey where did you get all that information??please don't say wikipedia..
people in saudi CAN go to the movies etc. and woman have to cover their hair and shoulders and legs, they don't needto wear an abbaya!
And just so you know, there's this island belonging to Saudi where they all go PARTY, it's full of discos! (now whether alcohol is allowed or not i have no idea...)

And the swiss thing.. i just don't believe it.. maybe all that information is out dated?
if it's from a TV programme, it may be outdated (but i wonder.. how outdated??)
well my words may seem a bit caustic, but just tried to wrap it alll i have in mind too quickly!
have to go..
tc n hf!

Anónimo disse...

Sobre a Arábia Saudita, primeiro li num livro chamado "Reunited in the desert", escrito por Helle Amin, no capítulo 10, acho eu, em que ela fazia o contraste entre a sua cultura e a cultura daquele país, http://www.iflg.uk.com/en/news/reunited-in-the-desert, também, li noutro livro chamado Sultana, http://www.wisegeek.com/who-is-princess-sultana.htm e depois também vi na internet,em http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4593 e noutros que não estou a conseguir encontrar, agora quando estava a tentar descobrir os mesmos links dei com este, http://globalvoicesonline.org/2008/12/22/saudi-arabia-the-return-of-public-cinemas/ , portanto agora até já podem ter, o que eu li na altura dizia que a tendência era para isso acontecer brevemente, portanto é uma coisa relativamente recente, o cinema esteve banido neste país nos últimos 20, 30 anos.

Sobra a Suíça vi neste site, é uma questão de o explorares, http://www.swissinfo.org/eng/search/detail/Swiss_remember_first_step_in_women_s_suffrage.html?siteSect=881&sid=7581331&cKey=1173257962000

Anyway, enquanto estava a tentar descorir um link em particular sobre a Arábia Saudita dei com este blogue super interessante: http://www.sheiksaudita.blogspot.com/ e no post Jeddah em particular fala sobre a tal ilha: "...Outro motivo para a grande diferença entre Jeddah e Riyadh é o facto de quase não haver Muttawas.
Nas ruas as mulheres andam com as caras descobertas sem véu (apesar de continuar a ser obrigatório o uso da abaya), vêem-se mulheres a fumar (em Riyadh não é permitido) e há restaurantes super cosmopolitas.
Não tive muita oportunidade de ver a cidade porque ficamos hospedados num resort privado para Sauditas. Eles chamam-lhe de Resort, mas para mim parecia me mais um compound para sauditas com praia. Tinha uma área gigantesca e imensas ilhas construídas que faziam lembrar a “palm” do Dubai.
Lá dentro,por ser propriedade privada, vêm se mulheres sauditas sem abaya e a conduzir carros. Foi estranha a sensação pois estava dentro de uma Arábia Saudita totalmente liberal!! Obviamente que este “totalmente liberal” vem da boca de alguém que veio de Riyadh porque apesar de tudo, as praias são privadas, ou seja cada casinha tem à sua frente um bocado de areia, as poucas mulheres que vi na praia estavam com fatos de banho que mais pareciam fatos térmicos ou ate mesmo de abaya vestida, como foi o caso das que vi a passear de moto de agua.
Numa das noites que estivemos lá celebrava-se o único feriado do país, o Kingdom Day e aqui dentro por primeira vez podemos ver uma “mini celebração”. À noite de volta da marina centenas de carros topo de gama e de alta cilindrada passeiam pelo Resort com jovens em plena euforia. Dentro da marina as esplanadas estavam cheias de jovens a fumar chicha e a beber o seu chá, homens e mulheres misturados algumas delas sem abayas e sem nada a cobrir a cabeça, apesar de terem sempre o corpo todo coberto numa noite de 40º húmidos graus. A proporção homens mulheres deveria rondar os 30 para cada uma. Eram raros os que estavam na marina vestidos com o “tobe”, todos eles vestiam marcas internacionais como Versace, Hugo Boss, DKNY, etc.
Por momentos pensei que estava noutro país com tanta animação e tantas liberdades, mas pelo que percebi isto é do mais liberal que se pode encontrar nas terras dos Al-Saud.
E não, não encontrei o Bin Ladin, mas é curioso ver tapumes das obras da Bin Ladin Corp. a construir edifícios e quem sabe um dia a construir arranha-céus…."

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas quanto às fontes. Beijinho***