terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O melhor do cinema mundial

Terror: Cinema Japonês
Pelo que oiço dizer, e tendo em conta que alguns dos filmes de terror americanos mais famosos são remakes de japoneses.

Acção/Thrillher: Cinema Norte-Americano
Acho que é claro como água, que Hollywood domina neste género.

Romance: Cinema Indiano
Ninguém faz filmes românticos como os indianos, aliás eu não gostava deste género de filmes até descobrir Bollywood, e aí percebi porquê, filme romântico em que não se sente química entre os actores principais, não vale absolutamente nada!

Comédia: Cinema Norte-Americano, Brasileiro e Italiano
Em relação ao cinema americano acho que é consensual, ao Italiano, deve-se em grande parte à comédia deliciosa do Roberto Benigni, mas não só. Em relação ao Brasileiro, não conheço assim tão bem a indústria, mas já vi várias e boas comédias.

Sexo (não pornográfico): Cinema Português, Francês e Brasileiro
Não há quase filmes destes que não envolvam cenas de sexo assim mais para o explícitas ou actores nus ou semi-nus.

Guerra: Cinema Norte-Americano
Eu não gosto de filmes de Guerra, mas penso que são os americanos que dominam neste género.

Cinema de Autor/Para pensar na vida: Cinema Europeu (em geral)
Porque a tendência é normalmente para serem parados, calmos, filosóficos.

Drama: Cinema Indiano, Cinema Europeu
Quer uns quer outros, acho que são Reis neste género, se bem que para chorar os indianos são mais eficazes.


Isto é a minha categorização, o que não implica que não existam nestas várias indústrias bons filmes de todos os géneros, mas apenas onde eu acho que se destacam mais. Se houver sugestões ou eventualmente alguma correcção digam. Houve categorizações onde eu não estou muito segura (Terror e Guerra) e eu não conheço assim tão bem o Cinema Brasileiro ou o Japonês. Por outro lado há imensas indústrias cinematográficas que eu não conheço, portanto se houver aí alguém mais culto sobre cinema a nível mundial, elucide-nos!

Se houver interesse e feedback podemos fazer uma lista com os melhores filmes de cada género:)
***

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Tem a sua piada


Sabem quando se diz que o que conta não é a beleza exterior, mas sim a interior, e que depois aparece um Jim Carrey que responde: "Isso é uma mentira inventada para as pessoas feias se sentirem melhor!", lol. Pronto isto é do mesmo género, mas está com piada, por isso é que o estou a pôr aqui, estava no channel de uma das minhas subscriptions do youtube =)
Espero que gostem:

--------------""Girls--------- -----
-----------are like apples------
-------on trees. The best ones-----
-----are at the top of the tree.-----
---The boys dont want to reach---
--for the good ones because they--
-r afraid of falling and getting hurt.-
-Instead, they get the rotten apples-
from the ground that arent as good,
but easy. So the apples up top think
something wrong w/ them when in
-reality they're amazing. They just--
---have to wait for the right boy to
---- come along, the one who's-
----------- brave enough to-----
---------------climb all---------
---------------the way--------
--------------to the top--------
-------------of the tree.---------

sábado, 17 de janeiro de 2009

Fernando Pessoa noutras Linguas

Há pouco tempo andei há procura de textos do Fernando Pessoa (quem deu nome ao nosso blogue) e fui dar a um livro que tinha alguns textos em Inglês e em Francês.
Eu lembro-me que ele escrevia em Ingles mas em Frances não fazia a mínima ideia, voces sabiam?

Fica aqui um excerto de um dos textos em Inglês de que gostei mais (acho que não vale a pena dizer que nem li os textos em Francês porque não percebia nada)

35 Sonnets
I

Whether we write or speak or do but look
We are ever unapparent. What we are
Cannot be transfused into word or book.
Our soul from us is infinitely far.
However much we give our thoughts the will
To be our soul and gesture it abroad.
Our hearts are incommunicable still.
In what we show ourselves we are ignored.
The abyss from soul to soul cannot be bridged
By any skill of thought or trick of seeming.
Unto our very selves we are abridged
When we would utter to our thought of being.
We are our dreams of ourselves souls by gleams
And each to each other dreams of other's dreams.

by Fernando Pessoa

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O novo Bullions

Como alguns dos nosso leitores sabem, o blogue "Mensagem" tem nos seus links favoritos outro blogue, o "Bullions"!
Então não poderia deixar de enunciar a todos os leitores que o "Bullions" tem uma nova imagem, a qual eu adoro!
Ficam aqui então com um vídeo feito pelo Lion sobre essa mudança:




http://www.bullions.blogspot.com/

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Christian, The Lion

Secalhar muitos de vocês já ouviram falar neste leão mas para quem não ouviu:

Christian viveu com uma família durante vários anos mas quando ficou grande demais teve de ser levado para o seu habitat natural, vários anos mais tarde a família procura o leão e finalmente quando o encontra:



Eu achei esta história fascinante!
Espero que gostem...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pensamentos do dia

Ter aulas de dança do ventre, numa sala onde todas estão vestidas a rigor, com uma professora que dança super bem, com óptima música árabe e com incenso a ser queimado dá outro espírito, parece que nos transportamos para algures no Médio Oriente, ou ainda melhor, para o Egipto! :)

Também acontece sentir que estou noutro país, quando vou ao Martim Moniz e de repente tenho a sensação de estar na Índia (apesar do nunca ter lá estado).

Já vos aconteceu?

Porque é que há mulheres que têm ideias pré-definidas de quando se casarem, deixam de trabalhar?A minha actriz brasileira preferida, Vivianne Pasmanter, só trabalha de vez em quando porque diz que que a profissão de actriz não tem horários definidos, além de que teria de mudar de cidade e assim o tempo e disponibilidade para a família não seria suficiente. Aqui acho que faz algum sentido. Mas porque é que por exemplo há actrizes indianas (como a Karishma Kapoor, a Kajol ou como pretende fazer a Rani Mukherji) que depois de se casarem deixam de representar ou fazem-nos com intervalos de 5 a 2 anos? Os filmes demoram 2 ou 3 meses a serem filmados (não é como as telenovelas brasileiras), qual era o problema de se fazer um filme por ano? Ou há outra razão que me está a escapar? E isto é especificamente com as actrizes ou é um costume generalizado entre as mulheres de qualquer profissão na Índia?

"Duas coisas são infinitas, o Universo e a estupidez humana. Mas em relação ao Universo ainda não tenho a certeza absoluta" Albert Einstein

"A preguiça é mãe de todos os vícios, mas mãe é mãe, há que respeitá-la!"

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Curiosidades


Sabiam que na Arábia Saudita não há cinemas, nem teatros, nem concertos, nem discotecas? Para se entreterem lá têm de se limitar a fazer desporto, ir ao café, ver televisão, jogar jogos de vídeo e ir ao computador. O que por si só já não é nada mau, mas pronto eu gosto imenso de ir ao cinema e ao teatro, portanto é sempre bom saber que tenho essa opção disponível. É muito parvo eles não terem acesso directo, terem de ver o que gostam sempre por TV cabo ou na Internet. Antes destes dois últimos surgirem estavam um bocado isolados do que se fazia em termos de entretenimento a nível mundial.

E lá as mulheres não podem conduzir e é obrigatório andar com abayas (com aquele calor do deserto). Também é suposto comer-se com a mão direita, quando não se come com talheres, o que está relacionado com o facto deles não usarem papel higiénico, e desenvencilharem-se com água e lá está, com a mão esquerda (li isto no "Reunited in the desert", acho que é verdade). Se calhar até acaba por ser mais higiénico, não sei bem como é que eles fazem. Pequena actualização: Já sei como é que eles fazem, lol, check it out: http://pensaventosnodeserto.wordpress.com/2008/11/15/esguicho-vs-papel-higienico/

E sabiam que na Suíça só reconheceu o direito ao voto às mulheres em 1971?O penúltimo país da Europa a fazê-lo! (Peço desculpa pelo erro de há bocado, fui mal informada)
A primeira mulher a votar em Portugal (e na Europa a 12) fê-lo em 1911, apesar da lei só reconhecer oficialmente as mulheres como eleitoras em 1931. Já a Nova Zelândia reconheceu esse direito em 1893!
E que a Suíça em 2003 ainda não tinha licenças de maternidade pagas?
Muito à frente de nós nalgumas coisas, mas depois noutras, completamente retrógados.

E outra curiosidade que não tem nada a ver, sabiam que é possível uma mulher engravidar por exemplo de gémeos, e uns dias depois desse óvulo ter sido fertilizado, libertar-se outro e esse também se fecundado por espermatozóides que ainda lá estavam vivos, e assim ficar grávida de 2+1, que nem se quer foram concebidos no mesmo dia? Mas o mais engraçado é que se ela tiver tido outra relação sexual, por exemplo com outro homem, ela pode ficar grávida de dois homens ao mesmo tempo?! Não é extraordinário? Claro que são casos raros, mas em cada 400 casos destas gravidezes, 1 são de homens diferentes!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Editores amadores

O youtube como todos sabem é o site de partilha de vídeos mais famoso e mais utilizado a nível mundial. Nele revelam-se cantores, humoristas e muito mais. A verdade é que a maioria dos utilizadores que colocam vídeos neste site não passam de amadores, e de vez em quando encontram-se vídeos com uma edição brutal. A minha mais recente descoberta, foi uma rapariga da Arábia Saudita, chamada Jowaher, mais conhecida por JoOojz. Ela faz faz uma edição espectacular com as músicas/letras e as cenas escolhidas numa harmonia perfeita. Podem consultar o seu canal em http://www.youtube.com/user/Jo0ojz. (os temas dos vídeos que eu vou pôr são Ranishek e Srkajol, por isso se não gostam/conhecem, não vão achar muita piada)
Aqui estão alguns exemplos:







e para finalizar, um vídeo da nossa cinemaobsessive ;)


***