sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ser fã!

Antes de mais quero começar por deixar uma pequena definição tirada da wikipédia sobre os clubes de fãs:

"Um fã-clube ( fã clube ou clube de fãs) é uma associação de indivíduos dedicados a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, ideia (tal como História) ou mesmo um objecto inanimado (por exemplo, um automóvel ou um modelo de computador).

Nos dias de hoje, muitos fãs-clubes possuem sítios onde registam sua adoração pelo responsável pelo culto. Por exemplo, um fã-clube dedicado a cantores como Britney Spears ou Eros Ramazzotti, deve ter um histórico pessoal do(a) homenageado(a), fotos, vídeos, salas de chat e informações sobre futuras apresentações."


Considero natural e até desejável que qualquer pessoa tenha os seus pequenos hérois, alguém que sirva como exemplo ou referência, "someone we can look up to", servindo como instrumento de modulação de compor-tamentos, de personalidade e de identidade. No entanto, quando se atinge o estado de fã, as coisas começam a decompor-se, tornando-se o espírito menos saudável.


No meu entender, o ser fã (e aqui fica a distinção entre gostar ou ser realmente fã de algo), e no caso do objecto de admiração/devoção ser uma pessoa, o fã saberá de forma mais ou menos precisa a sua biografia, os seus trabalhos, os pormernores mais improváveis, conhecerá de maneira superficial o seu círculo social, as novidades sempre actualizadas, já terá visto metade dos vídeos, fotos, notícias e entrevistas existentes online e offline e acaberá por criar uma certa dependência das fontes e suportes de informação sobre o seu objecto de culto, sejam revistas, internet, livros, filmes, etc.


Na minha opinião qualquer tipo de fã ou qualquer forma de fanatismo é negativa e nefasta e eu culpo a internet como principal meio de formar um fã, devido à quantidade de informação disponível à distância de um clique, e neste seguimento considero que qualquer pessoa nos dias de hoje está mais susceptível de se tornar um fã de algo.

Na minha experiência pessoal rejeito a ideia de me tornar fã de alguma coisa, mas nos últimos dois anos já me tornei fã de 3 coisas diferentes, o que vale é que as duas primeiras já me passaram; a verdade é que o facto de não conhecer directamente ninguém fã das mesmas coisas particulares que eu ajudam a panca a não tomar proporções mais desmedidas do que tomam de facto, senão sei que rapidamente me tornaria uma fã como a minha prima e as amigas dos Tokio Hotel. Odeio a dependência que o ser fã trás.


1 comentário:

Anónimo disse...

eu acho que não consigo deixar de ser fã de alguma coisa...se por acaso deixo de ser fã de uma, aparece logo outra!!

normalmente sou fã de cantores, bem...ja fui fã de uma actriz (mas como ela também cantava, acho que foi mais pelas músicas)

eu quando me torno fã acho que fico obcecada (talvez seja um termo muito forte mas foi o 1º que me veio à cabeça)... e como é maioritariamente de música, dos últimos 3 que me tornei fã comprei os cd's todos de 2 prq a outra ainda n tem(13 cd's ao todo), é só gastar dinheiro...dps venho smp à internet ver se há novidades (e cmo diz a morgaine, mto do se tornar fã, deve-se à internet porque encontramos todo cm actualizações permanentes)

agr...acho que sou uma fã (e quanto ao usar a palvra fã n tenho dúvida de que sou) diferente de muitas outras fãs, no fundo o que quero dizer é que as fãs têm diferentes maneiras de mostrar que o são, por exemplo...nunca mandei nenhum mail aos cantores a dizer que os adorava e não era capaz de dormir dias em tendas à porta do sítio do concerto para os ver na 1ª fila. Quero com isto dizer que não fazia o que fazem as fãs dos Tokio Hotel, entre muitos outros...

acho que o comment ficou mto grande...

bjn**