A palavra fado vem do latim fatum e significa destino. Actualmente a explicação mais aceite é que o fado teria origem no cântico dos Mouros no bairro da Mouraria, após a reconquista cristã.
Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme e as pequenas histórias dos bairros típicos pois eram os temas permitidos pela ditadura de Salazar. Qualquer fado sobre problemas sociais ou políticos era alvo de censura.
Nos dias de hoje o fado é cantado principalmente nas casas de fado que se encontram nos bairros típicos como Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa.
Vários artistas como Amália Rodrigues, Mariza, Ana Moura, Camané, Carlos do Carmo, Madredeus e Dulce Pontes levam o fado além fronteiras.
O fado é um estilo musical do nosso país, Portugal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Olá!
Também gosto de fado; confesso que não oiço muito, mas quando oiço gosto. Curiosamento prefiro sempre as vozes femininas neste estilo de música;)
****
Howdy, meninas!
Fado... Que dizer do fado?!
Fado é a alma de Portugal...
Fado é a alma de Lisboa...
Toda a grande música nacional vai buscar muito ao Fado, esse grande estilo musical que é como o grito de dor de um português com uma ferida aberta no coração.
Onde quer que se esteja (em qualquer parte do mundo), quando se ouve o Fado vem-nos o cheiro da sardinha assada... da uma imperial fresquinha... e da bica a escaldar.
A história de Lisboa canta-se única e exclusivamente através do Fado. É a nossa alma e a nossa idêntidade.
Qualquer coisa que queiramos exaltar ou chorar, fazêmo-lo através do Fado, se o queremos fazer bem...
Pois, Fado é sentimento!
Fado é Lisboa!
(...e até Benfica!)
Fado é Portugal!
Fiquem bem, meninas!
Boa postagem, Caroline!
Muitos beijões ***
Peace ;p
Enviar um comentário