segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Cumeada e Sertã





A Cumeada é uma freguesia do concelho da Sertã com cerca de 573 habitantes (2001).
Esta freguesia tem como património pontes romanas (ponte da Cova do Moinho e ponte da Várzea Carreira), alminhas de Nossa Senhora dos Bons Caminhos e Cruzeiros.

Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Agosto realiza-se uma festa em honra de Nossa Senhora de Santa Ana, na localidade Casal de Santana. Vários artistas já aqui actuaram e nomeio então Anjos, Santamaria, Tony Carreira, João Pedro Pais, Quinta do Bill, Xutos e Pontapés e André Sardet.

Actuação do André Sardet em 2007:




Nota: As imagens colocadas (Ponte Romana, Barragem do Cabril e Igreja Matriz da Sertã) não são da freguesia da Cumeada, são de todo o Concelho da Sertã.
Os dados foram retirados da Wikipédia.

7 comentários:

Anónimo disse...

A Cumeada, a santa terrinha da nossa querida amiga e colaboradora deste blog, Caroline! Realmente é uma grande terra, um bocado dispersa, mas com pessoas muito simpáticas ;)
O Festival da Cumeada, o melhor festival do verão português, anima sempre as noites de verão com muita música, muita dança, alegria, e artistas famosos, para além de, ao contrário dos festivais rivais não se pagar, sendo totalmente gratuito! :)
E só por ser a terra da Caroline já vale e muito!;)
Beijinhos Caroline e obrigada por todos os Verões inesquecíveis e muito divertidos na Cumeada! (e já agora obrigada ao resto da família também) :) ****

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Howdy, menina Caroline!
Já deviam estar com saudades minhas, não?!...
Não?!... Hum... não interessa.
Com que então a Cumeada, hum?!
Pelas fotos parece gira, a terra. Eu era capaz de gostar de ver as pontes romanas (para além da que vemos na foto nº3)...
Além disso adoro o ambiente das aldeias e vilas pequenas... São paz e ar puro... Espectáculo!
E isso de ter um festival com música no verão, com artistas famosos é muito bom mesmo!
Só uma coisa... Terem levado lá Anjos (nada maus, para o estilo que representam), Santamaria, João Pedro Pais, Quita do Bill (muito fixe), Xutos e Pontapés (OS REIS!!!) e André Sardet (talento puro) até é fixe e atrai pessoas e tal... Agora Tony Carreira?!?!
Assim estragam tudo, pá!!!
Esse homem devia ser proibido de cantar... Instalavam-lhe um chip e, cada vez que produzisse um som com aparente musicalidade,... ZAAAP!! (descarga eléctrica)...
Mas pronto... Desculpa-se porque é a terra da menina Caroline! :)
Boa postagem... Continua!
E vão dando sinais de vida lá no Bullions, meninas!
Fica bem!
Muitos beiojões! *********
Peace ;p

Anjali disse...

omg!!!
wish i hd been there at least once!! :(
it seems soo beautiful!
i miss greenary :(

Anónimo disse...

Olá Lion! Já estávamos com saudades dos teus comentários, claro! Não sabia que adoravas o ambiente das aldeias, mas já que sim, queria saber porque é que não puseste os pés na Coriscada este ano? A festa foi muito fixe, o fogo de artifício estava espetacular, coordenado com música, e elaborado pela mesma empresa que realiza o fogo de artifício na passagem de ano na Madeira. A ver se vais lá na Páscoa...

Anónimo disse...

Não podia passar aqui sem deixar o meu comentário sobre este concelho que me é tão querido, especialmente a Cumeada. Desde há 4 anos que os meus verões passam indubitavelmente por esta bela aldeia e pelo seu fantástico "festival"!Muitas são as recordações que trago cada vez que passo uns diazinhos em casa da menina Caroline, memórias inesquecível, momentos únicos, acontecimentos irrepetíveis.Mais uma vez lhe agradeço por tudo.
Já agora, aproveito para falar de um assunto que não é novidade (infelizmente) para ninguém no nosso país: os incêndios. Realmente esta zona de Portugal tem sofrido bastante com os incêndios, o que é uma pena porque as áreas verdes são cada vez mais reduzidas.Querida Anjali lamento desapontar-te mas a verdura está a desaparecer um pouco por todo o lado(não só aqui mas também no resto do país).É urgente combater este flagelo para que as florestas, animais e pessoas deixem de desaparecer por causa de gananciosos que não se importam em arriscar vidas só para atingir os seus objectivos. Felizmente, este Verão foi mais calmo não só porque foi o mais frio de há não sei quantos anos mas também (espero eu!) porque os meios de combate são mais abundantes e mais eficazes.
Espero não me ter alongado demasiado sobre um assunto que não era o do tópico. Caroline, Morgaine e Anjali, as minhas desculpas=)
Bjnhos**

Anónimo disse...

Howdy outra vez, meninas!
Achei que a questão levantada pela Leonor foi bastante pertinente, e digna de um comentário de resposta por parte da minha pessoa!

Até certo ponto, Leonor, estou de acordo contigo!
Acho que temos de começar a mostrar mais preocupação com o tema dos incêndios, e a agir em vez de ficar a falar todos os anos sobre o que correu melhorzito para arder menos um hectar ou assim...
A justiça portuguesa deve começar a agir em conformidade com os crimes que são cometidos a nível dos incêndios.
Mas a dada altura, no teu comentário, dás a ideia de que o "alvo" maior da nossa preocupação e indignação devem ser os incendiários.

"(...)por causa de gananciosos que não se importam em arriscar vidas só para atingir os seus objectivos(...)"

Estes mercenários são, normalmente, pagos por empresas para fins monetários, tais como baixar os preços dos terrenos ou retirar-lhes o estatuto de Reserva Natural para poderem ser manipulados...

(Digo "normalmente" porque não podemos esquecer que há pessoas que sofrem de doenças graves que os levam a cometer estas enormidades, tais como os piromaníacos...)

No entanto, a meu ver, os principais culpados dos "Infernos de chamas" que temos vivido nos últimos anos estão, normalmente, entre as vítimas que perdem os seus terrenos e o seu "ganha-pão".
A fiscalização e a penalização para o incumprimento do dever de todos os proprietários de terrenos de os limpar regularmente, deveriam funcionar e a justiça devería mostrar "mão pesada" nesses casos.

Se há coisa que me dá mais raiva do que ver os incêndios, todos os anos, a lavrarem o país de Norte a Sul, é ver depois os donos dos terrenos a vir chorar para a Televisão e a pedir por indeminizações...
E o pior é que, muitas vezes, ainda conseguem as ditas indeminizações!
Portanto, antes de mais, há que aumentar a fiscalização sobre a limpeza de terrenos, mostrar "mão mais pesada" para os incumpridores, e NÃO OS INDEMINIZAR!!!
Quer dizer... Para além de não se darem ao trabalho de limpar os seus terrenos COMO A LEI OS OBRIGA, ainda lhes pagamos pelos estragos?!?!
(Sim, "pagamos"! O que é que pensam?! Quando o Estado paga... Quem é que acham que é o "Estado"?!... Somos todos nós!)
Por isso, se não limpam as vossas propriedades, e depois choram porque ficaram sem nada... É BEM FEITO!!!
O problema é que as pessoas acham (na sua burrice) que as leis são feitas para dar dinheiro ao Governo (que é a quem o português comum associa, e mal, a palavra "Estado"), e não em prol do bom funcionamento e da segurança do país a vários níveis.

Depois disto resolvido, então deveremos preocupar-nos com os "descuidados" que vão fazer churrascadas em família para as matas ou para os porcos inconsequentes que deitam cigarros acesos pelas janelas dos automóveis...
Por fim, manter em rédea curta os incendiários que, mais uma vez realço, NÃO SÃO o nosso maior problema!
Mas claro, mostrar-lhes, também a eles, "mão pesada", no que toca à justiça...

Fiquem bem, meninas!... E desculpem o desabafo!
Muitos beijões! ************
Peace ;p