domingo, 26 de agosto de 2007

Harry Potter and the Deathly Hallows


O último livro da saga Harry Potter de J. K. Rowling chegou às livrarias à mais de um mês satisfazendo as curiosidades de todos os leitores que fizeram deste pequeno feiticeiro um dos maiores fenómenos de best-seller e markting. Muito se especulou à volta deste livro já que a autora afirmou que iriam morrer duas personagens e que este seria definitivamente o último livro. De facto os livros Harry Potter parecem terminar por aqui, pois o último capítulo "Dezanove anos mais tarde" mostra-nos Harry, Hermione e Ron já com 36 anos, casados e com filhos, um final claramente feliz; no entanto desenganem-se quanto às 2 mortes, pois morrem muito mais personagens, deixo-vos a vocês a tarefa de descobrir quais.
O livro é interessante e cativante, apesar de uma parte bastante aborrecida no segundo quarto do livro que culmina com um desentendimento entre Ron e os seus dois amigos. Penso no entanto que muita coisa ficou por esclarecer no epílogo, não são reveladas as profissões de nenhuma das personagens, não se fica a saber quem permanece em Hogwarts à excepção do Professor de Herbologia :) , enfim, acho que poderia estar mais desenvolvido. Algumas personagens sofrem grandes transformações de personalidade surpreendendo pela positiva. Diferente de todos os livros desta saga este é o primeiro em que os três protagonistas deixam Hogwarts para segundo plano e em que o Mundo dos Feiticeiros se encontra dominado pelo Senhor das Trevas e respectivos apoiantes; após um ano sob um regime de medo e terror a fazer lembrar os Regimes Fascistas da Europa do século passado, principalmente a Alemanha de Hitler em que os judeus são substituídos pelos "Sangues de Lama" e a raça ariana é associada aos "Puro Sangue" (se calhar uma comparação exagerada mas foi o que me fez lembrar),
posso adientar como seria previsível para as mentes mais prespicazes que no final dar-se-á o triunfo do bem. Espero que gostem do livro ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiga Morgaine! está de volta a Lisboa?
Bem...devo dizer que, para espanto de muitas pessoas, não sou grande fã dos livros do Harry Potter. Apenas li até a meio do "Cálice de Fogo" e não consegui mais.
Mas...apesar de não gostar muito dos livros acompanho sempre a história através dos filmes (e gosto dos filmes). Ao saber o final da história do Harry Potter devo dizer que, apesar de não gostar do casal Ron & Hermione nem do casal Harry & Genny, até achei que acabou bem porque pelo menos nenhuma das minhas personagens preferidas morreu.
Como não li não tenho muito mais a dizer...

Anónimo disse...

Bem, eu sou uma graande fa dos livros (dos filmes ja nem tanto, embirro com os actores :p e obviamente acho que falta sempre imensa coisa dos livros, claro que nao da pra por tudo, mas enfim..) e devorei este ultimo livro em 2 dias e meio, acho que foi o que li mais rapidamente.. nao acho que tenha ficado muita coisa por dizer, alias nao gostei daquele ultimo capitulo, por mim a historia acabava no anterior.. Acho que ja disse tudo o que tinha a dizer.. ;) Bjs*

Anónimo disse...

O fim de uma jornada.
Sempre fui (e continuo a ser) uma grande fã dos livros. embora os filmes sejam bons, não fazem jus ao livros e há sempre promenores que são deixados de fora mas que fazem dos livros o que eles são.
Apesar de o meu livro favorito ser o prisioneiro de askaban (porque são apresentadas as minhas personagens favoritas, Remus e Sirius) este ultimo livro também é muito bom.
Tinha gostado muito do Harry no 6º livro e aqui não me desapontou, as personagens cresceram e apesar de ser um livro um pouco "dark" existem momentos de humor simplesmente deliciosos.
Acho certas parecenças com a 2º guerra mundial muito inteligentes e os ultimos capitulos são optimos principalmente "prince tale" e "forest again".
em resumo os livros desta serie são para guardar e reler e reler

Anjali disse...

hey friends!
i'v already my tale of how i got d bk (i still grudge,just thinkin i woke early for nothin!)
i just loved the book!it's all abt death! :)
i love the small details such as how snape died lookin into harry's yes coz harry had lilly's yes,so he died lookin into his love's eyes!
only 1 thing i didn't like much: d last chapter,it's so clear tht J.K.Rowling wrote it just to satisfy her fans.
all in all,it was a great read and i will read it again!
**
Anajali