domingo, 22 de abril de 2007

Independência - sonho ainda distante...

Chegamos à maioridade, já nos podemos considerar adultos, votar, trabalhar, etc. Mas a realidade é outra, podemos ser maiores de idade, mas ainda não acabámos de estudar, temos ainda um curso por tirar se queremos ser alguém na vida, continuamos na casa dos papás, a ser por eles sustentados e a deles depender praticamente para tudo. Ou seja na prática, essa história da maioridade aos 18, não passa de uma bela treta, porque na realidade continua tudo igual aos 17 anos; tudo bem, agora podemos votar, até podemos tirar a carta e conduzir, mas quem é que compra o carro, quem paga a gasolina? Se sairmos de casa para estudar noutra cidade ou país, quem é que está a pagar tudo? Pois é, a verdade é que mesmo depois do curso tirado, ainda não temos dinheiro para uma casa própria. Mas com alguma sorte somos capazes de conseguir sair de casa lá para os 26 ou assim... e então alcançar independência plena, à excepção da nossa nova ligação ao banco, a quem devemos o empréstimo da casa...Com muita sorte 10 anos depois da suposta maioridade estaremos talvez próximos de alcançá-la...
Quando é que chega a liberdade???

Morgaine

2 comentários:

Anónimo disse...

Houdy!
É verdade, Morgaine!
Os 18 não trazem liberdade, mas trazem responsabilidade. É provável que comeces a notar uma exigência maior, por parte dos teus pais e de outras pessoas, em relação ao teu sentido de responsabilidade. No entanto, conhecendo-te como conheço, não creio que vás sentir muitas dificuldades, uma vez que te acho uma das raparigas mais responsáveis que conheço.
No que toca à liberdade, podemos mesmo questionar-nos: Será que a liberdade chega realmente algum dia?!
No meu entender, nunca se é realmente livre, pelo menos não exteriormente. A forma de estar mais livre que se conhece (e não representa uma total liberdade) será, por ventura, viver como um viajante solitário, sem relações de amizade, família ou profissão. Alguém que não esteja mesmo preso a qualquer nacionalidade, hino ou bandeira.
Mesmo assim, será isto mesmo a liberdade?! Será que a liberdade existe mesmo?! Ou será só mais uma ideologia sem realismo, um fruto da utopia?!
Quanto à independência, voltamos ao mesmo... Até o tal aventureiro sem pátria, família, amigos ou profissão depende de alguma coisa para viver... Nunca somos livres, e nunca somos independentes.
A única coisa que podemos afirmar é mesmo que nunca seremos livres, especialmente enquanto parte de uma sociedade. Especialmente enquanto parte de uma sociedade ocidental como a nossa...
Só há um sítio no mundo onde cada um de nós é livre (e mesmo aí a nossa liberdade sofre ataques, embora nos possamos deles defender com relativa facilidade... bastando para isso manter-mo-nos fiéis a nós mesmos)... Esse sítio é a nossa mente! Lá nós somos livres das leis da sociedade, das leis da religião,... até das leis da natureza... Lá nós podemos voar! Lá nós não podemos morrer...
Se há liberdade... Está só na nossa mente e nos nossos sonhos!... É essa a única e verdadeira liberdade!
Fica bem, priminha!... Bom post!
Muitos beijões ******
Peace ;p

Anónimo disse...

Lion,you are very true.
THe only place there is freedom is the mind!
N only those who can free themselves from tensions n pressures n take responsibilities with calmness n maturity, can achieve such freedom.still, i bet not even 1% of the population feels free AND is a good human being AND be physically and mentally healthy.