sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Portugal ESC 2009

Este post é sobre a música que poderá vir a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
Tive imenso tempo para conseguir decidir a música que preferia porque realmente é quase impossível escolher uma música este ano pensando na fantástica representação que tivemos no ano passado com a "Senhora do Mar".

Pelo que tenho percebido, há 2 músicas com algumas hipóteses de ganhar e queria apresentá-las a vocês.

Luciana Abreu - Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can)
Acho que é esta a música que vai ganhar, apesar de para mim estar muito longe de ser uma grande música.



Flor de Lis - Todas As Ruas do Amor
Esta é a minha música preferida, acho que é a que tem mais traços da música portuguesa e assim torna-se uma boa música para representar Portugal.



Aqui têm ainda um vídeo com as 12 músicas finais, se estiverem curiosos em relação
a todas as músicas.




Digam o que pensam destas músicas e se têm alguma favorita.

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá Caroline
Ainda não tinha ouvido as músicas para o festival e depois de ter visto o teu post devo dizer k concordo contigo. Provav/ vai ser a Luciana a ganhar apesar da Flor de Lis ter mto mais características portuguesas, mas todos sabemos k actual/ isso não conta mto e sim ter uma música k garanta o lugar menos embaraçoso possível no festival. Não me parece k o "Junto vamos vencer" consiga fazer jus ao nome mas enfim...é o k há. Achei linda a música da Filipa Baptista, acho k tb era uma boa música pro festival.
Post fixe! *******

Anónimo disse...

A Flor de Lis é muito gira! Também é a minha favorita. Mas há outras engraçadas;)

Anónimo disse...

A flor de lis é muito parecida com aquela música do Rui Veloso, "Nunca me esqueci de ti", não é?
****

Anjali disse...

i love a flor de lis!
i bet tht other girl is only winning coz she's really preety and she has shown all this provocative photos..
it's not fair!
the best song should win the competition n tht should be the only criterion...

Anónimo disse...

Boas, priminha!

Normalmente não ligo muito ao festival Eurovisão da canção porque, cada vez mais, é um jogo de interesses que nada tem que ver com os argumentos apresentados em palco pelos representantes dos países.

Digamos que está muito parecido com o futebol português, mas numa escala mais pequena.

Gostei mais da Flor de Lis, mas também não desgostei da música apresentada pela Luciana Abreu.

Acho que há mais umas duas ou três canções interessantes... Ainda assim, e fingindo acreditar que isso ainda importa, acho que Portugal continua a não compreender que nunca irá ganhar o festival da Eurovisão com este tipo de canções.

Há duas coisas essenciais que fazem alguém interessar-se por uma canção:

- Ritmo;
- Letra.

Quanto à primeira, há só umas pobres e tímidas tentativas de mexer um pouco no estilo melancólico e quase acorrentado ao "fado" português que normalmente se apresenta.

Já no que toca à letra, por muito boa que seja (muito poucas têm algum interesse), há uma coisa a lembrar:
A esmagadora maioria da Europa não entende um chavo de Português!

Dito isto, parece-me que os portugueses têm de melhorar rapidamente um dos aspectos se querem ter sucesso (ou tentar mais seriamente, sendo que só isto não basta):

Ou se começa a inovar e a dar mais ritmo à música apresentada...
Que se abram as portas a outros estilos de música, bolas! Olhem só o Hip Hop, o Rock ou mesmo o Metal portugueses que têm vindo há muito tempo a dar cartas lá fora!

Temos de largar esta mania de apresentar só o mesmo tipo de cançõezinhas pimba, "pop" ou "afadalhada" que até a mim me acabam por parecer quase as mesmas todos os anos, quanto mais para um Finlandês ou um Sueco!

Não tenho nada contra o Fado (que até é um estilo de que gosto bastante). Não posso é dizer o mesmo do "Pimba" e música romântica portuguesa em geral...
Mas se queremos ganhar (e não vale a pena andar todos os anos nisto se não for para tentar ganhar), temos de tentar coisas diferentes! Surpreender!

Ou então, em relação ao segundo ponto, é também uma hipótese a não largar à nascença, a de optar por tentar uma canção em Inglês.
Não vejo o que de tão chocante pode ter tentar ganhar o festival da Eurovisão usando uma língua universal!
Claro que preferia que a música a ganhar fosse cantada em Português, mas o facto de ser em Inglês não retiraria o mérito luso da composição e da interpretação!

Com cada vez mais pessoas a achar perfeitamente normal que haja atletas estrangeiros a representar Portugal (em vez de se apostar em formar a sério atletas portugueses para o efeito), e de se ter autênticas escolas de Samba a desfilar em festas de Carnaval por todo o país... Qual é a porcaria do problema de cantar em Inglês?!

Enfim... Só queria ainda fazer uma notinha para responder à Anjali, optando pela minha 2ª língua para o fazer:

Anjali, I totally get your point on, sometimes, people getting overrated because of their physical attributes rather than the ones that should matter more.

On the other hand, you can't have the right idea on what makes a Spanish, English, French or Italian person vote. Like Portuguese people vote for beauty, why not assume that other people (humans like us) vote the same (even if wrong) way?!

Another thing is... Maybe the song is not the best (In my opinion, even having a preference for Flor de Lis, none of them has potential to even try to win Eurovision. But that's just me), but you can't say that all she has is her beauty!!!

Sometimes, only because people transform into other things that they're not, on the outside, others tend to forget how good they are on the inside.

I can understand that, in most cases, what happens is:
Someone with no talent gets known and famous for his/her beauty and attributes like that.

But Luciana is the opposite of that! She got known and famous because she has an outstanding voice! Okay, maybe this song is not the best to show it, but she can sing like only few people out there can.
The thing is that, after a while, she decided to turn into a Sex Symbol, and people (mostly women) started despising her for that.
"Oh, because she painted her hair". "Oh, because she added silicone to her breasts... What a fake!" or "Oh, because she posed almost nude for a man's magazine, that slut!"...

Why all this hate between women?!
Yes, she's gorgeous.
Yes, she painted and re-painted her hair.
Yes, she added silicone to her breasts.
And yes, she posed in bikini for a man's magazine...
So...?!?!

That didn't take her voice and vocal ability away. Just added more fun and attractiveness to the outside package!

Agora, voltando ao português, e finalizando o comentário, queria apenas dizer que, apesar de achar mesmo que têm de ser feitas as tais mudanças de mentalidade sobre as músicas a apresentar, ainda assim isso sozinho nunca vai chegar para ganhar a Eurovisão.

Para ganhar teríamos de:

A - Mudar o país de localização... Lá para a Europa de Leste ou para a Europa do Norte.

B - Ter interesses económicos e políticos de alto relevo por parte de outras partes da Europa.

Por estas razões, e por mais que se escolha uma música... Não vamos sonhar com impossíveis.
(Mas já apresentavam músicas decentes, para ao menos mostrarmos que queremos ter algumas hipóteses!)

Fiquem bem, meninas!
Muitos beijões!
Peace ;p

Anónimo disse...

Ganhou a Flor de Lis! Eu votei xD
Se não tivessem alterado as regras de votação a Luciana Abreu tinha ganho. Ainda bem que o fizeram, acho que foi mais justo. Aquela parte do "Yes, we can" era muito foleiro para apresentarmos em Moscovo, na minha opinião.`
****

Anónimo disse...

Ainda bem que ganhou a "Todas as ruas do amor", a música é óptima.Foi nessa que votei xD.

A apresentação da Luciana Abreu acho que foi péssima, talvez com uma melhor actuação poderia ter ganho.

**

Nemo O'Hara disse...

Perdoe-me a insistência, mas estou verdadeiramente maravilhado pela sua criação. Revejo, por incontáveis vezes, o indivíduo que, em vida, cheguei a ser. A composição tida por si como predilecta, no concernente ao Festival da Canção, é uma meritória obra, de engenho algo apreciável, ainda que não mui profundo, a meu ver. O criador, colectivo, busca o nome num símbolo que me foi intimamente chegado: a flor-de-lis. Eis que surgiu em mim certa nostalgia, ao percorrer os primeiros tempos de escuteiro, na mente, aquando passei da Flor-de-Lis para a heróica figura de Helen Keller. Tal personalidade deu nome à primeira equipa a que pertenci, no CNE.
Desculpe as divagações. Gostaria de lhe fazer um convite. Por vocábulos seus, propor um desafio. Acontece, na quinta-feira próxima, o lançamento de um livro, em Campo de Ourique. Se me permite a presunção e o atrevimento, gostaria muito que estivesse presente. Tenho o autor em grande estima e, excluindo tal facto, posso dizer que a obra, O Segredo da Fonte Queimada, foi bem conseguida. Espero que, um dia, me possa dar o seu imparcial parecer.


Com os melhores cumprimentos,

Nemo

Nemo O'Hara disse...

Se me é permitido corrigir-me, estendo as perplexidades (a que esta obra elevou o meu espírito) às duas co-autoras a quem me não dirigi directamente. Garanto serem criadoras de raridades preciosas, no mundo que é falta de valores e de princípios que o rejam. Obrigado pela leitura e pela viagem que nos propõem.
Bem-hajam.

Nemo

Anónimo disse...

Olá Nemo!
Obrigada pelos comentários.
Na realidade somos três co-autoras, Morgaine, Caroline e Anjali.
***

Nemo O'Hara disse...

Precisamente. Obrigado às três.

:)

Bom fim-de-semana