sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Exames Universitários

Hello!!

Eu não sei como foi com vocês (sei mais ou menos ;p), mas eu nunca tinha tido uma época de exames que me tivesse corrido tão mal. Não sou propriamente novata nisto de ser universitária, já sabia que não se pode deixar tudo para esta altura e ir estudando ao longo do semestre. E fui estudando, não muito, mas alguma coisa sim. E no meu outro curso nunca estudei nem metade do que estudei este semestre e fazia cadeiras, com notas baixas e sem saber grande coisa, mas passava.


Agora, não sei se é por ser uma Universidade estrangeira e estar a estudar noutra língua ou os professores serem demasiado exigentes (são demasiado exigentes, desde quando é que se passa com uma nota mínima de 14 e não de 10?!?!?!?) que tenho sérias dúvidas em relação ao número de cadeiras a que vou passar...


Outra coisa genial da minha Universidade é que não há 2ª fase! Ou passas à 1ª, ou temos pena... Também não há férias a seguir aos exames. Termina-se no sábado e começa-se logo na segunda, com práticas até às 18h!!!


Mas no meio disto tudo há duas coisitas positivas. Em Junho e Setembro podem-se fazer as cadeiras que se tem para trás. Fica-se sem férias de Verão, mas passa-se de ano sem ter cadeiras do 1º por fazer e ainda se fica com as coisas bem sabidas.


O problema da época de Setembro, e porque aqui no meu curso Bolonha só entra para o ano, é que se uma pessoa passa, imaginem a Bioquímica - 1º parcial (porque é uma cadeira anual) ou seja a Bioquímica I e chumba em Junho a Bioquímica - 2º parcial, ou seja Bioquímica II, em Setembro não tem de fazer só a cadeira a que chumbou, tem de fazer exame à que passou em Janeiro também, porque era só um parcial para não se ter de fazer exame a tanta matéria junta e assim ir-se liberando partes. Resumindo, a Bioquímica I não conta como cadeira feita! :s



Boa sorte para vocês que vão iniciar a segunda fase em breve, espero que vos corra tudo bem! :)


7 comentários:

Maria disse...

Don't worry Morgaine. You'll be fine! ;)
Provav/ vais sair-te melhor do que pensas.
Fica bem.
Boa sorte pra ti tb!

bjh *

Caroline disse...

Olá!
Há sempre uns semestres piores do que os outros!

O meu 1º semestre na faculdade correu-me muito bem, depois a partir do 2º ano foi pa esquecer porque não me dediquei mt aos estudos, agr q tou no 3º tou a estudar e tá-me a correr mal, mas tenho esperança de que melhore!

Provavelmente pode tar-te a correr pior agr porque é uma adaptação, é algo completamente novo e diferente que tás a fazer, os primeiros até podem correr pior mas apanhas-lhe o jeito e fazes tudo ;)

bjs*

Anjali disse...

hi!! sorry i've not been very active here...

Yes, I agree with Caroline.. Your are still in the adjustment period.. once you figure out what suits you best, what's your 'study spot', what kind of food u like while revising, how u feed urself during exams, etc
you will do better :)

I can tell you my exams were truly awful.. Mainly because i coudn't concentrate.. n i was finding it really hard with everything new.. and not enough light! UK is really dim!! And back home i have like 3 of those super bright white lights on when i'm reading...

In conclusion, don't lose hope, keep focused and just do them look ahead.. and once the exam is over don't sully over it, think of the next one, start preparing for it...

Good luck!!
***
Anjali

Leonor disse...

Querida Morgaine,
sei que ultimamente nao tenho comentado o blog mas decidi deixar a minha experiencia, já que partilhamos o mesmo curso mas em países diferentes.
O que já te disseram e é completamente verdade, é que ainda estás no período de adaptação. Lembro-me que a minha primeira época de exames na faculdade foi terrível,andava sempre nervosa com a perspectiva que podia chumbar, o que acabou por nao acontecer, mas foi um período muito stressante!
Quanto aquilo que te queixas na tua faculdade,nao é so ai que isso se passa. Na minha faculdade,antes de Bolonha entrar em vigor, as cadeiras eram anuais e também nao havia 2a época, quem chumbasse tinha a oportunidade de fazer as cadeiras em setembro,tal como acontece na tua faculdade. E com Bolonha, as cadeiras passaram a ser semestrais daí que tenhamos a Bioquimica I e a II,por exemplo. No entanto, estas cadeiras têm precedencia. Isto é, se chumbares à I já não podes fazer a II no 2º semestre,só no ano a seguir já que a nossa 2ª fase é logo a seguir à 1ª,porque já nao temos epoca de setembro. E na nossa faculdade também há certas cadeiras em que ter 10 não basta para passar, como é o caso de Anatomia, em que temos que ter no mínimo 12 na prova prática para depois ir a oral,para avalição da componente teórica. Por isso, como podes ver, tudo isso que te queixas sobre a tua faculdade também se passa na minha... Só que tens a agravante de estudar num país estrangeiro,com uma lingua diferente,que ainda dificulta mais as coisas.
Peço desde já desculpa ao pessoal dos outros cursos pelo que vou dizer mas...nós em Medicina temos que ser mais fortes,esforçarmo-nos mais,ser mais persistentes e lidar melhor com o stress do que os outros porque, afinal de contas,quem vai lidar com vidas humanas todos os dias senão nós?
Não desanimes babe e muita muita força! Porque um dia ambas vamos ter a profissão mais nobre do mundo ;)

Beijoca***

Leonor disse...

Ah,so mais uma coisinha, na minha faculdade também não ha férias entre a epoca de exames e o 2º semestre. Só mais uma semelhança...**

Caroline disse...

Não comento Leonor xD
Senão entramos na guerra de Engenharia NO IST x Medicina lol

Viva os 2 cursos que se não forem vocês depois também não tenho ninguém para me tratar :D

**

Leonor disse...

Caroline,já sabes que eu tinha que mandar a facadinha e defender o meu curso hehe =P
Mas o ponto principal era mostrar à Morgaine que ela não está sozinha relativamente às injustiças/coisas não tão boas da faculdade. E eu percebo tudo aquilo de que ela se queixa...

Portem-se mal =P
beijocas***

p.s. E tu sabes que eu vos adoro, seus engenhocas ;)