quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A.M e P.M. ?

Alguma vez se preguntaram, o que significam as letras a.m. e p.m nos relógios de 12h?

Pois bem,

a.m. = ante meridiem (Latim) ou seja, antes do meio-dia

p.m = post meridiem (Latim), o que quer dizer depois do meio-dia


Eu sabia que países como o Reino Unido e as suas ex-colónias usavam este relógio de 12h, mas não sabia que o usavam exclusivamente, ou seja, eu pensavam que usam os 2. Ontem à noite descobri que não, quando estava a ver voos na internet com a minha room-mate americana que estava super frustada, porque nunca sabia a que horas era aquele determinado voo quando estes eram depois do meio-dia!



Que horas são?! Tenho de pensar...(fazendo contas)...ah! 10 e meia (acho que o meia e o quarto também não usam)

2 comentários:

Anónimo disse...

Howdy, priminha!

Pois. Bem lembrado, o tema do artigo.
Tenho apenas a dizer que, em relação ao "meia" e ao "quarto", tanto quanto sei, acho que usam.
Diz-se é, naturalmente, de forma diferente:
"Dez e meia" = "Half past ten";
"Dez e um quarto" = "Quarter past ten";
"Um quarto para as dez" = "A quarter 'til ten".

Como anda isso por terras de "nuestros hermanos"?!
Beijão, primita!
Peace ;p

Caroline disse...

Pois, eu sp percebi a ideia do AM e PM mas nc tinha ido ver o q significava! É giro:D

E quanto ao dizerem "meia" e "quarto" concordo com o Lion, tenho ideia de eles dizerem isso.

beijinhos**