terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O Presidente Bush e o Iraque

O que é que acharam do episódiozito do Bush e os sapatos?
Eu parti-me a rir quando vi. Acho que o Presidente americano têm grandes reflexos; a destreza com que se desviou daqueles dois arremessos!
O que o jornalista disse foi qualquer coisa como "Aqui vai um beijo de despedida deste país, seu cão!"
Eu compreendo que os iraquianos se sintam assim, eu também me sentiria, quer dizer, invadem o país sob o pretexto de armas de destruição maciça que afinal não existiam e transformaram-o num caos insuportável, onde têm morrido milhares de pessoas todos os dias nos últimos anos, que nada têm a ver com esta guerra. Tudo por causa do pétroleo...
Acho que foi legítimo presentearem-no com uma das ofensas mais graves no Iraque, atirar-lhe com um par de sapatos!
Quanto às repercussões que este episódio está a ter no mundo árabe em geral, é incrível ver o ódio de morte que eles têm aos americanos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Eu quando vi a notícia também achei imensa piada a ele ter atirado os sapatos ao Bush e achei incrível ele ter conseguido fazer isso devido à segurança que envolve o Presidente Americano.

Agora...o que tem acontecido depois desse episódio e todas as manifestações de ódio aos Americanos e de louvor ao jornalista já não acho assim tão bem, é normal que eles tenham ódio ao Bush mas o que o jornalista fez foi uma agreção (ainda que com um sapato) e é normal que seja punido, mas também acho mal que esteja preso!

***

Anjali disse...

morgaine don't generalize!
arabs either: a)hate america
or b) love america (n try to copy them in all ways!)
but tht doesn't say anything about what they think of americans!

besides brain-washed/extremists, arabs generally like americans!

specially because the ones they (usually) meet are open minded, fun loving ppl.

abt the incident, it was just a laugh!a teacher showed it to us at school tht days, we must hv seen it like 10 times!!

i think this hatred of bush is understandable: whtever misery the arabs r suffering - its causes / deteoration happend during the time bush was president and can, at least indirectly be realted to his/ his ministers' policies

Anónimo disse...

Eu não digo que todos os árabes odeiem os E.U.A., mas nos dias que se seguiram ao arremesso dos sapatos, surgiram manifestações de ódio em vários países árabes, com pessoas a queimarem a bandeira norte-americana e retratos do Bush e a considerarem de forma geral este jornalista um herói, é a isto que eu me estou a referir. Essas pessoas têm um ódio de morte à administração americana, não vês cenas dessas em mais lado nenhum do mundo!
Agora é óbvio que não são todos os árabes, nem em todos os países árabes, mas é um sentimento generalizado de revolta.

***

Anjali disse...

u are wrong, i'v seen such scenes in many other parts of the world...
india
pakistan
etc

it's the kind of thing frustated ppl who feel helpless do...

Anónimo disse...

Bem, o Paquistão pode não ser um país árabe, mas como é muçulmano, e o conceito de árabe anda tantas vezes ligado à religião muçulmana, não é surpresa. Quanto à Índia, não sabia que também queimavam por lá bandeiras americanas...
Mas acho que deu para perceber o que eu queria dizer.

***

Anjali disse...

oh maybe not american flags, but falgs of other countries...