quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sobre a Lei do Tabaco


Sei que está altamente desactualizado, mas li este comentário ontem e achei brutal:

“Nunca tive tanta noção de o tabaco ser uma droga como nos últimos 15 dias, após ler textos alucinados por parte de colunistas habitualmente respeitáveis como Vasco Pulido Valente ou Miguel Sousa Tavares. O que eles têm escrito sobre a nova lei do tabaco, deitando mão a comparações que deviam envergonhar qualquer pessoa que tenha lido dois livros de História, é de tal modo inconcebível que só se explica pela carência de nicotina. Eles fingem que um café inundado de fumo é coisa que não incomoda ninguém. Eles chamam fascismo a uma decisão que chateia dois milhões de portugueses e protege oito milhões. E Sousa Tavares conseguiu mesmo a proeza de afirmar no Expresso, sem corar de vergonha, que a lei faz “lembrar, irresistivelmente, os primeiros decretos antijudeus da Alemanha nazi”. Ora, isto não é texto de um colunista prestigiado - isto é conversa de um junkie a quem o dealer cortou na dose. Faço, pois, votos que os fumadores descompensados acabem de ressacar rapidamente, para o bom senso regressar e nós podermos voltar a lê-los com gosto.”

João Miguel Tavares, Diário de Notícias

Não podia ter colocado melhor a questão, eu concordo completamente!

*******

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou ñ fumadora e claro k concordo com a nova lei!É fabuloso poder entrar num edíficio e ñ sentir akele horroroso cheiro! No entanto tb compreendo um bcd a posição deles, afinal onde fica a suposta liberdade? É verdade k eles ñ têm o direito de prejudicar a saúde dos outros e se fossem responsáveis o suficiente pensariam nisso mas acho k se fosse fumadora me ía sentir um bcd marginalizada.Claro k a mha posição final é: viva a lei do tabaco! Devia ter chegado mais cedo!*****

Anónimo disse...

Olá!
Também sou a favor da lei do tabaco porque realmente é óptimo ir a qualquer sítio e poder respirar ar minimamente saudável!
É pena é que ainda haja sítios fechados (como alguns cafés, bares e discotecas) onde se possa fumar...torna-se para mim impossivel estar lá durante um número elevado de horas.

Obviamente que percebo a posição dos fumadores que se sentem no direito de fumar onde querem simplesmente porque são livres de o fazer, mas não podem esquecer-se de que há pessoas ao seu redor que podem ser prejudicadas por isso...

xoxo

Caroline

Miguel disse...

Acho que a lei do tabaco só peca por tardia. Na Irlanda por exemplo de um dia para o outro aprovaram a lei e entrou logo em funcionamento, cá levou que séculos... Mas, como disse por outras palavras, concordo com a lei, e acho que os próprios fumadores concordam. No entanto ainda vejo às vezes alguma falta de respeito por alguns que mesmo estando ao ar livre e consequentemente no seu direito de fumar, insistem em fumar para cima de pessoas que nada têm a ver e que não gostam do cheiro a tabaco... ou por exemplo no caso do Colombo que agora está em obras, muitas pessoas fumam debaixo daquele toldo das obras da torre e não têm a noção que o fumo se acumula e isso incomoda muitas pessoas... (pelo menos a mim incomoda-me passar por lá)... mas isso como disse, depende do respeito que as pessoas tenham ou não pelas outras... é isso e ir a tresandar a tabaco para o autocarro que ainda um assim se sentou ao meu lado hoje!

Bjns a todas e desculpem nunca mais ter comentado, tenho lido mas depois tenho-me esquecido de comentar=P

mfc disse...

Aquilo é mesmo uma droga.
Vou fazer 3 anos em Janeiro que abandonei o tabaco depois de longos anos a fumar... e raro é o dia em que não me lembro do tabaco!