quinta-feira, 31 de julho de 2008

Bollywood

Características dos filmes indianos:

-são muito mais caros que um filme normal de Hollywood por várias razões: enormes cashets das estrelas, coreografias e guarda-roupa elaborados, cenários exóticos e grandes campanhas promocionais;

-Bollywood produz uma média de 800 filmes por ano, o dobro de Hollywood, no entanto não é a indústria que mais filmes produz;

-os beijos na boca e cenas de sexo um bocadinho mais atrevidas podem fazer a classificação do filme subir para maiores de 18, limitando as audiências, o que faz com que muitos produtores optem por erradicar estas cenas, de forma a obterem lucro. No entanto estão a surgir mais filmes com algumas cenas deste género mais ou menos subtis classificados como maiores de 12;

-o nome de Bollywood resulta da junção de Bombaim com Hollywood, sendo a sede desta indústria em Bombaim, capital económica da Índia;

-são bastante longos, rondando normalmente as 3 horas e são todos musicais;

-os actores durante as músicas cantam maioritariamente em playback, normalmente há sempre um cantor/cantora profissional por trás, mas por vezes são eles próprios que cantam. O actor Amitabh Bachchand por exemplo, costuma cantar as músicas das suas personagens;

-existem filmes bastante bons, como existem outros bastante maus, é errado generalizar e há-que saber escolher;

-um bom actor bollywodesco que se preze não se limita a saber representar, mas também tem de se saber mexer para acompanhar as coreografias das músicas;

-Os filmes normalmente em Hindi, por vezes também em outras línguas indianas incluem sempre vocabulário e frases em inglês misturadas com a língua principal, uma vez que é assim que os próprios indianos falam;

-existem famílias cujos membros estão ligados a Bollywood através de produtores, cantores, actores e realizadores ao longo de várias gerações, como é o caso da família Devgan, Kapoor, ou Mukherjee;

-entre os actores mais conhecidos encontram-se a Kajol, também conhecida como uma das Queens of Bollywood, Sharukh khan (Srk) também conhecido como King Khan, Rani Mukherjee, a outra Queen of Bollywood, prima da 1ª, Aamir Khan, Bipasha Bashu, Kareena Kapoor, Karishma Kapoor, Saif Ali Khan, Tabu, Amitabh Bachchan, Abhishek Bachchan (Baby B), John Abraham, Salman Khan, Priety Zinta ou Aishwarya Rai;

-Existem vários "popular on-screen couples", os "so-called jodis", que o grande público adora ver juntos nos filmes, como Rani Mukherjee e Abhishek Bachchand ou "Ranishek" (2º vídeo - uma das canções do filme Bunty Aur Babli), Rani Mukherjee e Saif Ali Khan, Rani Mukherjee e Srk, Srk e Kajol ou "SrKajol"(3º vídeo-inclui um argumento e manipulação de cenas de vários filmes);

-Muitos actores e realizadores encontram-se frequentemente envolvidos em campanhas de solidariedade, tirando proveito da sua imagem e impacto na população;

-Muitos actores acumulam também funções de modelo e participam muito em anúncios;

-Estou a fazer apenas referência a filmes de entertenimento, os mais populares, mas também existe cinema de autor, como Water, Fire e Earth by Deepa Mehta de capital canadiano, embora este não seja considerado Bollywood, uma vez que Bollywood é apenas uma das indústrias cinematográficas da Índia;

-Aqui em Portugal, pelo menos, estão envoltos em grande preconceito, visto que todos consideram sem nunca terem de facto explorado ou conhecerem a indústria cinematográfica indiana que os filmes de Bollywood não prestam, o que mostra que a maioria das pessoas têm uma mente muito fechada a coisas diferentes e vão ver um filme indiano à espera de uma cópia de um americano e claro que não são estilos semelhantes e ainda bem.

-Os filmes tendem muito para o romance, ainda não vi nenhum em que não fosse mencionada a palavra shaadi (casamento) ou isqh/pyaar (amor), embora saiba que existam vários de acção.

O meu preferido, se quiserem ver, é o "Fanaa" (e eu não gostava deste tipo de filmes exclusivamente românticos antes!). Eu acho que se pode sempre esperar um bom filme de entertenimento quando estes incluem a Kajol, a Rani Mukherji ou são do Karan Johar.




13 comentários:

Anónimo disse...

olá!
graças à nossa amiga Anjali comecei a ver filmes indianos, o primeiro que me lembro de ter visto foi o Mere Yaar Ki Shaadi Hai e muitos dias tive eu a ouvir a Sharara, essa música vai ficar para sempre!
Depois deste filme vi um no Dubai (não me lembro do nome) mas gostei do filme e depois comprei o DDLJ e troquei alguns filmes com a Morgaine!
bem...a partir daí parece que só vejo filmes de Bollywood e que Hollywood me está a ficar um pouco no esquecimento (apesar de serem os únicos que podemos ver nas nossas televisões e nos cinemas)

adoro muitos os filmes...os que gostei mais foram o Hum Tum e o Kabhi Alvida Naa Keena e pode ser preconceituoso mas talvez goste mais destes porque são mais ocidentais!

acho mesmo que os filmes de Bollywood têm tantou ou mais qualidade do que os filmes de Hollywood e é pena que não passem cá.

A única coisa que não gosto dos filmes é mesmo por durarem 3 horas (a intermission tem mesmo de ser feita) e talvez o facto de os actores serem muito repetidos...quando vejo dois filmes seguidos parece que estou a ver o filme que vi antes!

bem...acho que já me estou a alongar muito, espero que vejam filmes indianos e que gostem.

bom post Morgaine

bjn**

Anónimo disse...

Olá!
A Sharara vai sem dúvida ficar para sempre, lol, aliás foi por termos visto o vídeo da Sahrara no computador da Anjali há 4 anos (?) que insistimos em ver o filme (sem legendas, com a Anjali a traduzir! ;) )
O filme que vimos no Dubai foi o Cheeni Kum com a Tabu e o Amitabh Bachchand.
Também há filmes indianos que são péssimos, mas é como tudo, depois há outros lindos!
Concordo com a repetição dos actores.
bjo***

Anónimo disse...

reparei agora que mudaste ou puseste novos videos...aquele 2º filme é para maiores de 16 n?LOOL

Anónimo disse...

Olá!
Eu acho que não é, no imdb estava lá como PG, ou seja Parental Guidance, e isso penso que corresponde a maiores de 12. Tendo em conta que fui um dos grandes hits do cinema indiano em 2005, e que foi nomeado para 7 Filmfare Awards e ganhou 3, acho que teve grande sucesso e aceitação, portanto dificilmente acredito que tenha sido classificado como maior de 16.
Reparaste que também acrescentei coisas no texto?
Eu adoro a música desse 2ª vídeo e gostava imenso de ver o filme!
***

Anónimo disse...

ainda n tinha reparado que acrescentas-te coisas no texto...ja tive a ler...parece que gostam de ver a Rani com muitos, mas a Kajol só com o Srk, nem cm o marido dela...

Anónimo disse...

É, dizem que ela e o Ajay não têm química, o que eu não concordo, não têm é tanta.
O Srk, quando uma vez lhe perguntaram da química que ele tem com a Kajol no ecrã, disse que ela conseguia ter química até com uma vaca, o que ela considerou um grande elogio...
Eu acho é que ela também fez grande par com o Aamir Khan no Fanaa, mas esse é o único filme que eles têm juntos (para além do Ishq, mas ela nesse fazia par com o marido.
No entanto o verdadeiro fenómeno é SrKajol, sem dúvida, e eles já não fazem par juntos desde o K3G em 2001, os fãs deles estão impacientes com a chegada do filme "My name is Khan" do Karan Johar, que ainda não começou a ser filmado.
Sabias que a Kajol foi convidada para o papel da Rani no Kabhi Alvida Naa Khena, a Rani era suposto ter desempenhado o papel da Priety Zinta,e o Ajay Devgan o papel do Abhishek Bachchand? Só que ela recusou e escolheu fazer antes o seu "comeback" com o Fanaa (excelente escolha, na minha opinião), o Ajay também recusou. Acho que se tivessem aceite seria a grande fantasia de muitos fãs a tornar-se realidade, a Kajol a deixar o Ajay (o marido na vida real) pelo SrK, e o SrK a deixar a mulher e ficar com a Kajol, há tantos vídeos manipulados no youtube em que isso acontece, eu acho que o Karan Johar é muito manhoso, basta ver os episódios do Koffee with Karan (KWK) em que os convidados eram a Kajol e o SRK e ver as perguntas provocatórias que ele fazia.
Eu também sou bocado fã do SrKajol, lol
A Rani gostam de a ver com muita gente, é verdade, mas não há nenhum on-screen pair que tenha tanta força como o SrKajol.
****

Anónimo disse...

Pois é... Desde que vi o Kabhi Khushi Kabhie Gham fiquei com muita vontade de ver outros filmes indianos.Eu simplesmente amei este filme ( gostei muito mais que o fannaa, desculpa lá morgaine).
Adorei os actores (venero o Shahrukh Khan e gosto muito da kajol), as musicas eram giras e os cenários muito bons.
Fiquei mesmo viciada neste filme, ri-me imenso com ele.É certo que por vezes é um pouco melodramatico, mas esquecia-me logo disso na proxima cena.
Agora fiquei cheia de vontade de ver outros filmes.
Morgaine se tiveres estes avisa-me:
- Kabhi Alvida Naa Kehna
- Kuch Kuch Hota Hai
- Dilwale Dulhania Le Jayenge
- Baazigar
( ya, são todos com o Shahrukh Khan e a kajol...)
- U, Me Aur Hum (só para vê-la a contracenar com o marido)
Mal posso esperar que saia o "My Name Is Khan".
Jokas para todas

Anónimo disse...

Oh meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rita, és mesmo tu, foste tu que escreveste isso tudo?!?!?!?!?!?
A minha alma está pasma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Deixaste-me sem palavras e de boca aberta, do tipo, não é possível, não pode ser!!!!!!!!!!!!!!!!
Caroline, já viste isto?!?
Tenho esses filmes todos tirando o DDLJ que tem a Mariana e o Bazzigar, mas a Maria tem esse e vai-me emprestar, depois podes ver comigo!
Fico muito feliz que tenhas gostado, já estou um bocado farta de ser gozada por gostar de filmes indianos.
***************

Anónimo disse...

Pois é Morgaine.
Tenho total confiança em ti no que diz respeito a filmes indianos.
Muito obrigado por me teres mostrado bollywood, os filmes que eu vi eram mesmo giros.
Portanto agora podemos ser gozadas juntas por gostares de filmes indianos, já não tás sozinha lol.
Eu gostaria imenso era de ver o Kabhi Khushi Kabhie Gham com as legendas no sitio certo. Eu amo este filme,a sério, é um dos meus preferidos mesmo com os de hollywood.Ria-me tanto que me doia a barriga.Agora também sou uma fã de srkajol.Quando eu voltar para Lisboa temos de ver os que tiveres aí sim? jokas e viva Bollywood lol

Anónimo disse...

Eu não acredito nisto!!
É a rita que eu tou a pensar que é?
LOOL
Eu posso emprestar o DDLJ e gostei muito do Kabhi Alvida Naa Kheena, mas esse não tem a Kajol, pois não?Ou eu então ja confundo mesmo os filmes todos...

Bem...não tava nada a espera deste comment

bjn**

Anónimo disse...

O KANK tem a Kajol mas é uma guest appearence, ela nem um minuto aparece.
****

Anjali disse...

omg u guys!!!
i can;t believe i introduced u all to bollywood!i think i'm gonna cry!!
lol
u guys are more in par with bollywood news than i am!i'm impressed!;)
I'm very happy for the keen interest shown.here are some good movies:
-Yuva
-Taare Zameen Par
-Mukhbir (just watched it last week and i loved it!altough it wasn't very publicized so didn't do very well in the box-office)
-Gangster
- Who Lamhe (not sure about the spelling:S it's abt schizophrenia)
-Kiya Kool Hai Hum
-Page 3
-Corporate

enjoy!can't wait to come over there so we can all watch hindi movies together!

Ervilhita disse...

Olá!

Eu adoro os filmes indianos, mas é dificil arranjar legendas dos filmes. Adorava ver o U Me Aur Hum, mas não arranjo legendas para este filme.
Alguem tem legendas de filmes indianos para partilhar?