quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sonhos e pesadelos

Ultimamente no meu caso é só pesadelos, dormir agitada e acordar agitada. Testemunho massacres de populações, pessoas de quem eu gosto, morrem ou são assassinadas, e têm sempre pormenorzinhos sádicos. E depois não são daqueles sonhos que se esquece quando se acorda, estou mesmo farta.
Segundo Freud, os sonhos são o expressar de desejos reprimidos, o que não me parece; segundo Jung é a procura do equilíbrio. Na tradição islâmica, pesadelos são armadilhas de Satã.

"Francis Crick, um dos cientistas que descobriu a forma em dupla hélice da molécula de DNA, sonhou com duas cobras entrelaçadas na noite anterior à grande descoberta. O beatle Paul McCartney sonhou com uma melodia, acordou, foi para o piano e compôs “Yesterday”, um dos maiores clássicos de todos os tempos. Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal." - Wikipédia

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninas!
Realmente os sonhos, quando agradáveis, podem ser muito bons e deixarem-nos bem dispostos para o resto do dia mas quando são pesadelos é mesmo mau.
Ainda hoje tive um sonho horrível, no meu sonho eu tinha um dos braços amputado!mas durante o proprio sonho eu começava a pensar que aquilo não podia ser bem verdade porque eu sabia que tinha duas mãos.enfim...
Há uns tempos também sonhava várias vezes que estava a conduzir. Eu acho que os sonhos muitas vezes reflectem as vivências do dia-a-dia ou as nossas preocupações mas há aqueles mesmo totalmente absurdos e sem sentido nenhum que simplesmente não se consegue encontrar uma explicação para ter sonhado aquilo.

Bjinhs***para as 3=)
P.S. É caso para dizer...bons sonhos;)

Anónimo disse...

oi.
como dizem que nunca comento o vosso blog aqui estou.
eu nunca fui de ter pesadelos, nunca acordei agitada a meio da noite.os meus sonhos são mais mundanos.uma vez sonhei que o nosso professor de matematica do secundario tinha morrido mas ao sonhar aquilo tinha a consciencia que era um sonho portanto não havia problema.eu não costumo sonhar mas um já sonhei muitas vezes que estou num local publico e do nada tenho de vestir um vestido e não tenho a depilaçao feita... enfim...
jokitas e comentem também os meus videos no youtube!

Anónimo disse...

LooooooooL, Ritinha, só tu para me fazeres rir agora!
bjo***

Anónimo disse...

Boas, priminha!

Antes de mais, quero aqui expressar alguma preocupação e a esperança de que eu não tenha aparecido em nenhum desses sonhos!
"Pormenorzinhos sádicos"?! Se Freud estiver certo, estamos mal!

"Massacres de populações", assassinatos... Cá para mim, isso é o stress e alguma raiva por canalizar, provocada, talvez, por situações pouco favoráveis na faculdade, por exemplo...

Não querendo estar a sugerir que sejas alguma assassina reprimida, ou assim, é bem possível que Freud tenha acertado na "mouche", especialmente em relação a esses teus pesadelos!
Não quer necessariamente dizer que o que se passa no sonho seja desejado por ti, mas que o espírito e tipo desses sonhos possa reflectir um certo estado psíquico que seja - ele sim - provocado pelos tais desejos reprimidos.

É só uma ideia...

Quanto aos sonhos e pesadelos em geral, tenho de confessar que os já tive de vários tipos... Uns bem fáceis de entender, outros muito malucos... Alguns sonhos bem estúpidos.
Sonhos a provocar a mais variada panóplia de sensações intensas e tão reais que chegam a confundir, ao acordar...

Além disso há o tipo de sonho mais frequente, em que estou a voar.
Acordo sempre sobressaltado, a cair, parecendo que acabei de aterrar na cama...

Enfim... Tema interessante e tão bom de desenvolver... Os sonhos!

Fica bem, priminha!
Muitos beijões!
Peace ;p

PS: Calma aí com as tendências homicidas... Pelo menos ao pé de mim! xD

Anónimo disse...

Priminha... Quando puderes/quiseres passa lá no Bullions, que fiz um pequeno artigo sobre a minha estadia na terra dos Coriscos xD

É só para dares uma vista de olhos...

(Estamos a tentar voltar a dar alguma vida ao Bullions, agora que estamos mais desocupados...)

As restantes meninas também estão convidadas a visitar-nos no Bullions, claro!

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! *********+
Peace ;p

Miguel disse...

Essa coisa dos sonhos e de facto interessante... curioso que ja por uma ou duas vezes que sonho uma coisa q vem a acontecer no futuro (devo ser bruxo xD) mas a verdade e que na maioria das vezes nem me lembro sequer do que sonho na noite anterior... e tambem nao me lembro de ter habitualmente pesadelos... ou entao se os tiver provavelmente ignoro-os porque acho que nunca acordei a meio da noite com pesadelos... mas bem, se dizem que o sonho comanda a vida, cuidado com esses assassinatos=P

bjns!