sexta-feira, 23 de maio de 2008

Festival Eurovisão da Canção

O Festival Eurovisão da Canção é um concurso anual de canções.
Todos os anos um representante de cada país vai mostrar a sua música ao resto da Europa e é eleita a melhor música.

O festival começou em 1956 e países como Israel, Marrocos, Tunísia e Egipto, apesar de não serem do continente europeu, podem participar no concuso.
Se algum país concorrente não transmitir o festival em qualquer ano, será imediatamente desqualificado nesse ano e não poderá concorrer no ano seguinte.

A primeira vencedora do concurso foi a Suiça com a música Refrain de Lys Assia.

Os países que ganharam mais vezes o Festival foram França, Luxemburgo, Reino Unido e Irlanda.

Artistas internacionais como Abba (Suécia) e Celine Dion (Suiça) já participaram no festival.

(Abba - Waterloo)


Ficam aqui algumas participações:

(Lúcia Moniz - O Meu Coração Não Tem Cor) Esta foi a nossa melhor prestação, ficámos em 6º.


(Elena Paparizou - My Number One)


(Vânia Fernandes - Senhora do Mar)


Eu não vi todas as actuações mas acho que deve ganhar mais uma vez a Grécia, não que a considere a melhor música porque para mim a melhor é a portuguesa, mas acho isso pelo tipo de música que é.

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Eu votei na Dinarmarca, agora vamos ver como é que ficam os resultados!
Não acredito que Portugal ganhe, mas espero que este ano consigamos ficar a meio da tabela e não no fim!
bjo********

Anónimo disse...

13º não foi nada mau!!
Mas isto é sempre a mesma coisa, votam sempre nos países com quem têm fronteira ou pessoas a viver...

A nossa música para mim era mesmo a melhor...

Anónimo disse...

Ganhou a Rússia! A música até era gira, ainda bem que não ganhou a Grécia, não gostei nada da deles, mas estve perto, quase que acertavas Caroline. Achei um bocado injusto o Reino Unido ter ficado em último, tinham uma música engraçada, muito mais gira que a maioria das que lá havia, mas bem, já sabe que os países de leste ficam sempre com muito mais votos que os do ocidente (repararam que demos 12 pontos à Ucrânia? e a Espanha também lhes deu bués, os nossos emigrantes na França e na Suíça "só" nos consguiram dar 8 e 10)
bjo***********

Alberto Vale disse...

Se convidarem o Mourinho ou o Ronaldo a cantar, de certo que Portugal conseguirá melhores resultados no Festival da Eurovisão da Canção...

Outras sugestões em:
http://linksinteressantes.blogspot.com/2008/05/festival-euroviso-da-cano-2008_25.html

Anónimo disse...

...Px é, mais um bocadinho e a caroline acertava em cheio.

Agr a revolta! Isto da eurovisão está a tornar-se uma farsa. A nossa canção era das melhores! Mas como só estamos "encostados" a um país... Uma pessoa até já adivinha a kem vão dar os 8, 10 e 12 pontos...Enfim.

Morgaine tou ctg...ainda bem k n ganhou a Grécia, ja n podia com a rapariguinha à frente... Aliás era das piores canções!

A da Rússia era gira, mas gostei + da outra k o msmo rapaz tinha levado à Eurovisão há 2 anos.

Quanto às minhas preferidas: Arménia e Turquia :) e Portugal, claro...de arrepiar

kisses***

Anónimo disse...

Howdy, meninas!

Tendo continuado a ver o blogue com tanta regularidade como vejo o Bullions (já que ninguém mais parece interessado em vê-lo, vou lá aparecendo para ver se há mais alguma teia de aranha...), não me tenho sentido muito tentado a comentar... Até agora!

Há anos que não acompanhava o Festival Eurovisão da Canção... Isto por várias razões:

1- Nem eu gostava das músicas que lá levávamos, como poderia esperar que as pessoas dos outros países gostassem?!

2- Parece que ganhámos a mania de levar para lá uns quase "ilustres desconhecidos" a representar-nos, para competir com sucessos de vendas dos outros países...

3- As votações eram (e continuam a ser) uma farsa das grandes. Aquilo transpira a interesses políticos por todos os poros!

Bom, apesar de a última razão se manter com a mesma força, as outras duas foram um tanto atenuadas, este ano.
Não que a Vânia Fernandes seja um êxito assim tão grande cá, mas a publicidade que lhe foi dada por certas publicidades de bancos após a sua vitória na OT ajudou a dar-lhe algum nome... Ainda que nada de muito grande.

Também no que toca à música levada pelos nossos representantes (a Vânia e os outros "colegas" da OT que faziam o coro), a minha opinião mudou... Gostei!

Em relação aos vencedores, devo dizer que, para o fim, já estava a torcer pela Rússia, apesar de não ter achado que fosse das melhores.
Só a ideia de ganhar a Britney Spears grega e do que isso ia fazer à já fraca imagem que tenho do Festival Eurovisão da Canção, deixava-me aterrorizado.

Cada vez que um país dava os 10 ou 12 pontos à Grécia eu ficava possesso!

A pobre Vânia até teve uma das melhores músicas da noite, mas parece que, para ganhar votos, faltava-lhe ter outro corpo e estar um tanto "descapotada"!

Além disso dava jeito que Portugal fosse também um país ali para os lados da Europa Central. Os interesses... Digo... A amizade entre eles é tão bonita!

Achei, por exemplo, que a Croácia teve uma excelente prestação, e ficaram em 21º... E quantas vezes melhores que a Britney... digo... a miúda grega!!!

Por fim, outra coisa que acho um ponto extremamente negativo (e ao qual, felizmente, Portugal ainda não cedeu), é a música cantada em inglês (com devida excepção ao Reino Unido, claro!)!
Acho que cada país se deve fazer representar por uma música cantada na sua língua-mãe.

Não digo isto para superiorizar Portugal em relação à restante maioria (até porque ainda há muitos que se mantêm fiéis às suas origens), mas porque realmente penso que, num concurso em que se vai representar o país e a sua cultura, a música escolhida para o fazer deve, no mínimo, representar a língua desse país, e não a dos outros!

Mas pronto... Fica a nota de desagrado...

Quanto ao 13º posto ocupado por Portugal, penso que não foi nada mau! Isto apesar de achar que merecia um lugar cimeiro, tal como a Croácia, por exemplo.

Já agora, priminha, ficaste surpresa com os 12 pontos à Ucrânia?! Para além de a música não estar nada má, se formos lá pelos imigrantes, penso que podemos ter tantos ou mais ucranianos cá do que a França e, principalmente, a Suiça, têm de portugueses...

Além disso não te esqueças que, apesar de podermos ser muitos em França, os franceses ainda são brutalmente mais, como é natural!

Acabamos por ser lá uma formiguinha populacional... O que não acontece tanto cá com ucranianos e, claro, brasileiros, que já têm um peso maior dentro da população portuguesa.

Fiquem bem, meninas!...
Muitos beijões!
Peace ;p

Miguel disse...

Como aqui ja foi referido, mais uma vez uma votacao incrivelmente previsivel e vergonhosa.

Tive a oportunidade de ver a segunda semi-final e depois a final inteira e é incrivel como na final (ja estando na minha santa terrinha a tentar com que a TV nao fosse abaixo=P), eu e o meu pai iamos mandando palpites para os pontos e raramente falhavamos... noruega 12 pa islandia e 10 pa dinamarca (ou ao contrario) e os outros nordicos uns aos outros, romenia atribui a moldavia, azerbaijao atribui a turquia, ucrania atribui a russia e depois aqueles paises todos da jugoslavia atribuem uns aos outros dentro dos que tem as mesmas tendencias politicas, etc etc.

Tristeza. A Russia ganhou porque este ano entraram as letonias, ucranias e aqueles paises todos la do cantinho que mais um bocado e nem europeus eram. A musica nem era ma de toda, mas esta votacao continua a ser meramente politica na maioria dos casos, como o lion disse e bem. Claro que para o ano, para nao parecer suspeito devem entrar os paises do centro da europa todos e ganha a republica checa ou a eslovaquia...

A parte de termos dado os pontos aos ucranianos que aqui tambem foi referido, comentei exactamente a mesma coisa com o meu pai na altura, nos temos ca tantos emigrantes que foram eles votar em força... e o reino unido aposto que nao nos deu um unico ponto (eles ate gostavam da musica, segundo algumas criticas inglesas) porque os eliminamos em penaltys no euro2004 e no mundial de 2006, vai uma aposta?

Outra coisa que tambem concordo e a questao da lingua-mae, que deveria ser sempre cantada por todos os concorrentes, visto que vao representar o seu pais e nao mostrar que sabem falar ingles (e em alguns casos nem isso...)

Quanto as musicas que mais gostei, digo desde ja que surpreendentemente gostei muito da nossa, ao contrario do que e habitual, e que das outras musicas destaco a albanesa, que gostei muito, a israelita, a islandesa e a dinamarquesa (apesar destas duas irem contra a questao da lingua-mae que falei). E a norueguesa tambem tinha uma excelente voz mas a musica nao me pareceu grande coisa. A dos piratas tambem era engracada mas parece.me que ja tinha ouvido aquilo (ou algo parecido) em algum lado... A espanhola foi um fartote de rir com aquilo, teve imensa piada! LOOL

Bem, isto ja esta grande, fica aqui a minha opiniao e a informacao que o meu voto (como nao posso votar em portugal) foi para a albania.

Portem.se bem=P
bjns

Anónimo disse...

Eu concordo com a maioria, ainda bem que não ganhou a Grécia, a música era horrível.No entanto tb ñ apostava na Rússia para vencedora mas claro que preferi k fosse ela a ganhar e ñ a Britney..lol Adorei a portuguesa e acho k mereciamos melhor classificação mas como a yo diz temos poucos vizinhos...Concordo com o lion qt a cantar em português, afinal devemos representar a nossa cultura.À parte de Portugal, claro, gostei mto da Suécia e apostava nela pra vencer.**********

Miguel disse...

Correccao de uma coisa que eu disse: depois de voltar a ouvir a musica norueguesa, mudei de opiniao e nao so gosto da voz dela como tambem gosto da musica=P

**

Anónimo disse...

Howdy, meninas!

Volto a deixar aqui comentário, mas desta vez sem qualquer ligação ao tema do artigo... E por isso mesmo, peço desde já desculpas.

Mas queria apenas informar que se encontra no Bullions, em artigo recente e numa imagem na barra lateral do blogue, o link para uma das várias petições que já andam a circular na Internet, tendo por objectivo contestar e tentar deitar abaixo o Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa...

Sei que tu, priminha, não estarás muito interessada em assinar (a não ser que tenhas mudado de opinião sobre o assunto), mas a Caroline pareceu-me interessada, há uns bons meses, quando coloquei o primeiro artigo sobre o tema no Bullions.

Também fica assim uma tentativa de informação aos restantes leitores assíduos do Mensagem, para que respondam ao apelo, pelo menos, informando-se sobre o assunto, mesmo que não queiram assinar...

Quanto à Anjali, só não digo nada porque penso que a Petição não poderá ser assinada por não-residentes em Portugal, sendo que é dirigida particularmente à Assembleia da República Portuguesa!

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! ************+
Peace ;p