domingo, 27 de abril de 2008

Dubai

Já fomos ao Dubai ter com a Anjali há um mês e a viagem ainda não teve direito a um cantinho no nosso blogue, não pode ser!
Coisas à turista:
Fizemos um safari no deserto com o nosso querido "Tony" :) que incluiu um banho num oásis, visitas a lojas árabes perdidas no deserto e a antigos fortes, tatuagens henna, dança do ventre, sandboard, jantar árabe, chicha para quem quisesse, subir e descer as dunas com direito a um ataque de pânico por parte da minha tia e, é claro, uma viagem num camelo! E já me esquecia, até atravessamos o Omã!
Fomos a Abu Dabhi (a capital), onde havia uma mesquita com escadas rolantes, muito à frente! Fomos às Emirates' Towers, a uma data de centros comerciais, ao hotel mais lindo do mundo (na minha opinião claro) o Madinat Jumeirah, o mais alto e único de 7 estrelas, o Burj Al Arab (tomar o pequeno almoço, anticipar aniversários e fingirmo-nos de hóspedes, o nos permitiu fazer algumas coisas que não era suposto), ao mercado Iraniano, ao mercado do ouro e até fomos à neve!
Notas sobre o Dubai:
paga-se para ir à praia;
tudo o que termina em mundo, melhor do mundo , mais alto do mundo, único no mundo, maior do mundo, está no Dubai, ou se não está é apenas um questão de tempo;
transportes públicos, só vale o táxi, mas em breve haverá metro;
a planificação urbana tem sido um bocado deixada de lado, com a expansão crescente da cidade;
as mulheres árabes andam de preto e os homens de branco;
a algumas mulheres árabes vê-se a cara, outras só os olhos, outras nada;
quase tudo se regateia, a não ser as coisas que têm preços fixos no grandes centros comerciais;
é uma cidade de exentricidades;
tem provavelmente a maior taxa de centros comerciais e hotéis por km2;
o mercado do ouro são km de ruas que não acabam com ourivesarias umas a seguir à outras, completamente recheadas;
o ouro é a metade do preço daqui;
as coisas em geral são mais baratas lá porque não há imposto (Pcs, máquinas fotográfias, de filmar, ipodes, roupas, etc);
a água, a habitação e a educação são mais caras lá;
senti mais a diferença de pressão a subir e a descer os elevadores do arranha-ceús do que nos aviões;
mal olham para a nossa cara, aumentam os preços;
lá não roubam, pelo menos não como cá, pareceu-em haver muita confiança;
as palmeiras (ilhas artificiais) são privadas, não se
pode lá entrar;
está tudo traduzido para inglês, inclusivé as indicações das estradas;
os números árabes não são iguais ao nossos;
a Sheikh Zayed Road é o equivalente à nossa 2ª circular, excepto que nós não temos arranha-ceús ao longo da estrada;
dá para andarem lá 3 miúdas sózinhas à noite a passear junto à Creek sem problemas nenhuns;
a moeda é o dirham, 1 euro -5,58 dirhams;
lá anoitece mais cedo e são 4 horas mais tarde;
surpreedentemente há quem consiga regatear em português com eles e fazer com que eles desçam o preço (como a minha tia);
dias em que as praias são exclusivas das mulheres;
segundo a Anjali, pelo menos em relação a uma zona que eram só lojas de roupa indiana, era a Índia, mas limpa;
apesar de estar preparada mentalmente, sofri um grande choque cultural e gastronómico;

já tenho saudades!

Anjali e Caroline sintam-se à vontade para acrescentar ou alterar qualquer coisa. Anjali se quisesses acrescentar as fotos da Marina ou do Madinat Juneirah, acrescenta (que eu não tenho e para mim são os sítios mais lindos do Dubai:) )


10 comentários:

mfc disse...

Que bela passeata!

Anónimo disse...

Boas, priminha!

Tudo o que é melhor/mais alto/único/ maior do Mundo está no Dubai?!
Não estás a exagerar?!
Vê lá se o Maior Clube do Mundo está no Dubai... Não está, pois não?! xD
E não acredito que para lá vá...

Enfim, foi um pequeno "à parte".

Realmente, como te invejo. Gostava imenso de poder conhecer, mesmo que assim de leve, o Dubai... Aposto que o choque foi grande, mas também isso deve fazer da visita uma sensação espectacular.

Paga-se para ir à praia?!?!
Mas que raio de chulice é essa?!

De qualquer forma, bom artigo! Fico com ainda mais vontade de conhecer o Dubai.

Fiquem bem, meninas!... E portem-se mal!
Muitos beijões! *********+
Peace ;p

Anónimo disse...

Ah! Já agora...
(Já me ia esquecendo)

Bom vídeo! Uma das coisas que gostava de ter presenciado (ainda que já tenha assistido num bar marroquino), é um bom espectáculo de dança do ventre, nas arábias.
Ficou a faltar foi ser uma maior cobertura do momento, com mais minutos...

Fica bem, priminha!
Muitos beijões! *********+
Peace ;p

Anónimo disse...

Olá Lion!
Não estou a exagerar não. E quanto ao melhor clube do mundo não sei, eu também sou do Benfica, mas perder 3-0 com a Académica é muito mau...
A máquina estava quase sem bateria então teve de ficar assim curtinho, mas deixa lá que ela não dançava assim tão bem; e eu também dançei, ela só não consegui foi convencer a Caroline que divertiu-se a tirar fotos às minhas figuras. Tenho um vídeo muito giro de qundo estavamos a subir e a descer as dunas, foi pior que a montanha russa, mas é muito grande, depois eu mostro-te.
Quanto às praias, é verdade, grande treta, estão vedadas, ao longo da estrada e pelo mar tens de nadar bastante até lá ao fundo com as alforrecas para contornares a vedação, não te aconselho a fazê-lo no dia da semana em que as praias estão reservadas às mulheres. Curiosamente calhou irmos nesse dia, é estranho ver uma praia só com mulheres:) em compensação tens balneários que podes usar à vontade (não são é lá muito grandes).
Qualquer dia vais lá, fazes um part-time no verão e depois ficas lá na casa da Anjali, acho que a mãe dela ir adorar conhecer-te;)
Bjo******************

Anónimo disse...

Talvez... Pode ser que qualquer dia dê para ir.
Quanto a isso da mãe dela ir adorar conhecer-me, não sei porquê, mas ok...

Já agora, priminha, eu não disse "melhor clube do mundo", disse "maior clube do mundo", e isso não há resultados desportivos que nos tirem.

E é verdade: Perder 0-3 com a Académica é quase tão mau como perder 4-1 com a U.Leiria... Mas havemos de melhorar!

Só uma coisinha: Mas que descriminação vem a ser essa?!?!
Praia só para mulheres?!?!
E ainda se queixam que são descriminadas...! Eu é que me sinto descriminado, enquanto homem, com uma medida dessas!

Enfim...
Quando lá for também quero ver o espectáculo de dança do ventre, que ao vivo é bem mais giro! :p
Como já disse, vi uma vez e adorei!

Fica bem, priminha!... E porta-te mal!
Muitos beijões! *********+
Peace ;p

Anónimo disse...

Olá!
A viagem ao Dubai...foi um espectáculo, gostei imenso da cidade e tal como a Morgaine gostei muito da Marina e do Madinat Jumeirah, acho que foi o que mais gostei!!

Adorei mesmo a roupa dos árabes e das árabes...

A praia...para as árabes poderam ir à praia teria de haver praias só para mulheres pois só assim elas se podem sentir à vontade numa praia e ficar de biquini ou fato de banho ou mesmos vestidas que ainda vi umas lá vestidas...
E o facto de às 5 umas se porem nas toalhas na praia, viradas pa meca a rezar...também foi giro!!

E concordo obviamente com o Lion...vê lá se está no dubai o maior clube do mundo?não está!! Podemos ter perdido 3-0 com a Académica mas isso são coisas que acontecem...somos o maior clube do mundo na mesma!!E podemos ficar em 4º que somos o maior clube do mundo na mesma!

Bem...acho que este comment vai ficar grande demais...


bjn***
Caroline

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que já estava com imensas saudades de Portugal!!
Porque sinceramente, acho que estou num dos países e numa das cidades mais bonitas do mundo!!

E a comida...a nossa é mesmo um espectáculo!!

Queria também dizer que o New York Times (para quem não sabe e duvido muito que isso aconteça, é um jornal nova iorquino) considerou Lisboa o segundo melhor destino para turismo.

Anónimo disse...

A título de curiosidade Caroline, qual foi a cidade considerada o melhor destino turístico? E se te lembrares, a terceira?
Não ficaste chateada por ter posto as fotos, não?
bjo***************

Anónimo disse...

Não sei qual foi a cidade a ficar em 3º mas em 1º ficou Roma! Que por acaso é uma cidade que adorava mesmo visitar (pena que a viagem de finalistas não tenha sido em Itália, senão eu tinha ido)!

E não fiquei chateada com as fotos, podias era ter não ter posto as em que eu aparecia...mas tudo bem!!

bjn**

Anjali disse...

hey!
morgaine, tht is the best summary of dubai i've ever ever read!lol
very well done n very to the point!
i'm d ones missing u all, dubai might hv the biggest/tallest/best infrastructure/hotel, but best friends.. only in lisbon!;)
n yes portugueses food is the best!(evn though i'v only tried the veg food)

n i'm goin to Rome!!!:D